Na noite de quinta-feira, 9, o presidente e pré-candidato do PSB de Blumenau, Arnaldo Zimmermann, comunicou os membros do Fórum de Partidos de Esquerda, que tem o PT, PDT, PCdoB, PSOL, PCB e PCO, que não fará parte do grupo, pois entende que deverá continuar dialogando com outros partidos que possam vir a somar em um projeto alternativo para a cidade de Blumenau.

Segundo Arnaldo, “política é feita de diálogo e podemos voltar a dialogar com os partidos que integram a frente, mas nesse momento desejamos trabalhar de forma independente”.

Zimmermann falou que vem conversando informalmente com o vereador Bruno Cunha (Cidadania) e também já conversou com o deputado estadual Ivan Naatz (PL), mas de concreto, somente que o PSB terá candidato nas eleições municipais de 2020.

Já Erlédio Pering, presidente do PT blumenauense, e que integra o Fórum dos Partidos de Esquerda, disse que estavam esperando a posição do PSB, que preferiu não se juntar ao grupo, e que eles agora tem um prazo e a prioridade de elaborar uma proposta de mudança para Blumenau, cujo os nomes dos candidatos da majoritária virão após isso.

MDB avalia ter candidato

Na quarta-feira a noite , 8, na sede do MDB de Blumenau, teve uma reunião com a executiva municipal e mais o prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, para discutir a possibilidade do partido ter candidatura própria nas eleições de Blumenau deste ano.

Os nomes da médica Lisiane Anzanello e do empresário Daniel Hostin, que é o atual presidente do MDB de Blumenau, foram os ventilados para uma possível chapa pura para concorrer ao cargo de prefeito e vice na cidade.

O presidente do MDB estadual, deputado federal Celso Maldaner, já havia dito da importância da candidatura majoritária do MDB em Blumenau e deixou a cargo da executiva blumenauense a definição desse encaminhamento. Além da executiva municipal e do prefeito Kleber, esteve presente também o coordenador regional do MDB, Paulo França.

O MDB de Blumenau, quando ainda era PMDB, já administrou a cidade de Blumenau por 20 anos seguidos com os prefeitos Evelásio Vieira, Félix Theiss, Dalto dos Reis e Renato de Mello Vianna em duas oportunidades. Após 1996, o MDB tem perdido força na cidade e agora quer retomar uma nova caminhada dando a oportunidade de o partido apresentar novos nomes e novas idéias.

Para Daniel Hostin, “a avaliação nesse momento é no sentido de termos uma candidatura do MDB a prefeitura, pois acreditamos ser importante a conversar com outros partidos, mas no momento não temos nada certo”.

Já sobre membros como Renato Vianna e Dalto dos Reis, que ainda militam no partido, Hostin disse que eles com certeza serão ouvidos em qualquer decisão que a executiva venha a tomar.