No dia 27 de fevereiro Marcelo Greuel, Presidente do Parque Vila Germânica, informou que tinha até o dia 10 de março para enviar o novo projeto do Centro de Convenções de Blumenau para a Santur. Inicialmente o Centro de Convenções era para ser construído anexo ao Setor 3 do Parque Vila Germânica.
No fim de 2019 o Governador Carlos Moisés veio a Blumenau para informar que tinha garantido R$ 28 milhões do orçamento do estado para a obra e no início de 2020 a Prefeitura decidiu que o Empreendimento deveria ser construído não mais junto ao Parque Vila Germânica, mas sim do lado do Ginásio Sebastião Cruz (Galegão).
O prazo venceu na terça-feira, 10, mas na quinta-feira, 12, o Parque Vila Germânica emitiu uma nota informando que a Santur, depois de um pedido da prefeitura, decidiu prorrogar o prazo por mais dez dias para que o novo projeto seja entregue. A empresa que ficou responsável pela adequação do projeto executivo de arquitetura foi a Zenite Engenharia, de Blumenau.
Após a entrega, a Santur e a SCPar analisam o projeto e aprovam ou fazem correções para que a licitação seja aberta e a empresa que irá construir possa ser escolhida.
A provisão de Marcelo Greuel é de que já no segundo semestre deste ano as obras iniciem e o empreendimento esteja de pé e pronto para uso em 2021.
Em fevereiro deste ano o Governador Carlos Moisés (PSL) e o deputado estadual Ricardo Alba (PSL) disseram que a mudança de local do Centro de Convenções de Blumenau era uma manobra política do Prefeito Mário Hildebrandt (PODEMOS) para atrasar a obra e evitar que ela seja usada durante a campanha para prefeito, o que poderia beneficiar o pré-candidato Alba.
Mas o secretário de turismo rebateu a acusação e disse que o terreno ao lado do Galegão é sim a melhor opção para a construção do Centro de Convenções.
Nota Oficial
Em relação à construção do Centro de Convenções, a Prefeitura de Blumenau informa que o projeto previsto inicialmente, com estrutura anexa ao Parque Vila Germânica, está sendo adequado para um novo espaço, ao lado do Ginásio Sebastião Cruz (Galegão).
As alterações, previstas e aprovadas junto às entidades empresariais e trade turístico (Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Associação Brasileira de Empresas e Eventos (Abeoc Brasil), Associação Blumenauense de Turismo, Eventos e Cultura (Ablutec), Blumenau e Vale Europeu Convention Bureau, Sindilojas Blumenau e Conselho Municipal de Turismo), visam garantir maior funcionalidade a esse importante equipamento turístico, ampliando a capacidade de Blumenau de receber novas feiras e eventos, que movimentam diversos segmentos da economia local.
O Município terá 10 dias para cadastrar o novo projeto executivo, já em estruturação junto ao Governo do Estado. O prazo foi estipulado depois do pedido de prorrogação da Prefeitura de Blumenau à Santur.