STF declara inconstitucional a impressão do voto pela urna eletrônica
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Blumenau encaminha a parceria com o PDT, do candidato a prefeito João Natel, na convenção que o partido vai realizar nesta quarta-feira, 16. Mas ainda nesta terça-feira, 15, a executiva municipal da legenda, entre eles o presidente Arnaldo Zimmermann, senta para uma conversa com João Natel para definir os últimos detalhes da coligação.
O nome do vice, que será indicado pelo PSB, ainda será definido internamente e colocado para votação na convenção de amanhã. “Como presidente do partido, farei este encaminhamento e devemos indicar o vice, mas a escolha final é um trabalho ainda de ajustes entre hoje e amanhã”, finalizou Arnaldo Zimmermann.
Quem também definiu a sua chapa para as eleições municipais de 2020, foi o Partido Liberal de Gaspar que irá de chapa pura com Rodrigo Althoff como candidato a prefeito e o ex-vereador Vino Schmidt como candidato a vice. A decisão ocorreu na convenção da sigla, na noite de segunda-feira, 14, com a participação online da executiva municipal.
Havia uma conversa entre o PL e o PSL de Gaspar para formarem uma aliança para disputar as eleições contra o atual prefeito, Kleber Wan-Dall (MDB), mas as tratativas não tiveram evolução e o PL preferiu lançar candidatura própria.
Impeachment aceito na Alesc
No início da tarde desta terça-feira, 15, a Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que analisa o parecer final feito pelo relator, deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB), aprovou por unanimidade a admissibilidade do processo.
No seu voto, o deputado estadual Ismael dos Santos (PSD) disse que “o Governo, enquanto representante circunstancial e temporário do poder executivo, deve submissão à Constituição Estadual, portanto, como membro da Comissão Especial, acompanho o voto do relator e autorizo a instauração do processo de impeachment”.
A admissibilidade do impeachment contra o governador Carlos Moisés (PSL), Daniela Reinehr e Jorge Tasca segue agora para o plenário, provavelmente na sessão da próxima quinta-feira, 17, para ser votado pelos 40 deputados estaduais. Se receber 27 votos favoráveis, o processo segue para análise da Comissão Mista, que terá 5 deputados estaduais indicados pela Alesc e 6 desembargadores sorteados no Ministério Público Estadual, que irão decidir se Moisés e Daniela Reinerh, pois Jorge Tasca se demitiu do cargo de secretário de administração do estado, serão afastados ou não de seus cargos.
Uma semana decisiva para o governador e a vice, que nos bastidores ainda buscam votos para barrar este processo de impeachment contra eles.
Leia também: STF declara inconstitucional a impressão do voto pela urna eletrônica