A presidente estadual do PSDB e deputada federal Geovania de Sá esteve em Blumenau para conversar com correligionários e pedir apoio no projeto de fortalecimento do partido já visando às eleições estaduais de 2022.
Em Blumenau, o partido venceu as eleições municipais de 2012 e 2016 com Napoleão Bernardes e agora tem a vice-prefeita, Maria Regina Soar, como uma das figuras políticas mais importantes dentro da legenda.
A deputada federal iniciou a peregrinação na última terça-feira, 19, e esteve, além de Blumenau, nas cidades de Pomerode, Rio dos Cedros, Indaial, Luiz Alves, Timbó, Joinville, São Bento do Sul, Itaiópolis, Monte Castelo, Porto União, Irineópolis, Lebon Régis, Timbó Grande, Rio do Campo, Agronômica, Alfredo Wagner, Rancho Queimado e Santo Amaro da Imperatriz.
Em todas essas cidades Geovania se reuniu com prefeitos, vices e vereadores tucanos que tiveram êxito nas eleições de 2020. “Esses encontros são o que acaba servindo para direcionar as atividades do mandato como deputadas federal, pois também ficamos sabendo das demandas municipais nestes encontros”. Esses encontros servirão também para que a deputada identifique as principais dificuldades dos companheiros de partido que estão no primeiro mandato.
No domingo, 24, Geovania segue para a região Oeste do estado para dar prosseguimento ao trabalho junto ao ninho tucano, pois a intenção é colocar um peessedebista como candidato ao governo do estado, muito provavelmente com outras legendas que já tenha uma aproximação maior com os tucanos.
Ainda sobre a reunião de Blumenau, Geovania de Sá teve uma reunião com o ex-senador Dalírio Beber, com a vice-prefeita Maria Regina Soar e com os vereadores Alexandre Matias, que é o presidente do PSDB na cidade, e com Maurício Goll.
Dalírio Beber é um nome com muita influência no ninho tucano e tem boas relações com figuras importantes da política catarinense. Ele é visto como um político que tem boas relações com outros partidos, principalmente o MDB e o DEM, e isso pode ajudar muito na estratégia do PSDB para as próximas eleições estaduais.
O PSDB vem comendo pelas beiradas e pode ser um dos partidos cortejados pelo governador Carlos Moisés (PSL) e pelo senador Jorginho Mello (PL), se ambos resolverem sair candidato separadamente ao governo do estado, e também por Gean Loureiro (DEM), prefeito de Florianópolis, que hoje é um político que goza da simpatia de muitos opositores do governador Moisés.
Vale lembrar que o prefeito Gean Loureiro recebeu, no início do mês de dezembro de 2020, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e o ex-deputado federal Paulinho Bornhausen, ambos do Podemos, e deixou escapar que um possível convite para Mário ser vice dele nas eleições para o Governo do Estado não estava descartado.
O Podemos foi um dos partidos que compôs a coligação vitoriosa em Florianópolis e a continuidade dessa relação deve passar também pelas eleições estaduais, já que Gean e Mário estão no segundo mandato e ambos aparecem como figuras de destaque dentro de seus partidos.