O candidato do PSL a prefeitura de Blumenau, deputado estadual Ricardo Alba, coordenou pessoalmente os trabalhos de negociação com os partidos que o apoiarão nas eleições municipais de 2020 aqui na cidade.

Conforme apurei, essa engenharia trouxe para a sua candidatura os partidos Patriota, Cidadania, PROS, PSC, DC e PTB, que já fecharam questão em quatro nomes para assumirem a vaga de vice na chapa com Ricardo Alba. Nessa segunda fase de definições, o deputado estadual do PSL tem toda a liberdade para conduzir também a escolha do nome, que deve ocorrer ainda nesta semana, pois a convenção dos partidos da coligação acontece durante o mesmo evento, que será no próximo dia 7 de setembro.

Alba deve ter como principais adversários o atual prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), o ex-prefeito João Paulo Kleinubing (DEM) e também a ex-deputada estadual Ana Paula Lima (PT), que são candidaturas com mais robustez e que parece terem mais estrutura para aguentar uma campanha tão disputada quanto a que vai ocorrer em Blumenau.

O deputado estadual Ivan Naatz (PL) e o médico João Natel (PDT) correm por fora apostando em um fato novo para terem êxito, mas a dificuldade de aglutinar outros partidos pesa negativamente na busca de voto junto ao eleitorado da cidade.

As convenções

Depois das confirmações das candidaturas de Odair Tramontin e Darci Debastiani pelo partido Novo e João Paulo Kleinubing e Ronaldo Baumgarten pela coligação DEM, PSD e PP, o PT de Blumenau fez um evento on-line para lançar o nome da ex-deputada estadual Ana Paula Lima (PT), que deve ter Geórgia Faust (PSOL) como vice, para ser a pré-candidata do partido a prefeitura de Blumenau, cuja convenção vai ocorrer no próximo dia 13.

Nessa quinta-feira, 3, quem também confirma o nome do candidato a prefeito de Blumenau é o partido Avante, que terá na cabeça de chapa Wanderlei Laureth, que é microempresário e já foi presidente do Blumenau Esporte Clube.

O partido virá de chapa pura e a sua candidata a vice-prefeita será a empresária Rosangela Vieira Cassenote, de 39 anos, casada, Mestre em Química pela Furb, consultora de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Soluções ambientais para a área de Controle de Pragas e que foi vencedora do Prêmio Santander Empreendedorismo no ano de 2005.

O Avante aposta na surpresa para conseguir ter um bom desempenho nessas eleições, mas sabe da dificuldade de disputar um pleito tão acirrado como a que vai acontecer aqui em Blumenau.

E ficou definido também quem vai coordenar a campanha do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) nessas eleições. Essa função caberá a Cesar Botelho, que até agosto era o chefe de gabinete do prefeito. Botelho já coordenou a campanha de Paulo França em 2000 e foi candidato a vice-prefeito em 2012 na chapa com Jean Kuhlmann (PSD), mas não teve êxito em nenhuma das ocasiões.

Mário Hildebrandt pode ter a ex-secretaria de saúde do município, Maria Regina Soar, como vice na sua chapa, cujo nome foi indicado pelo PSDB blumenauense para ocupar a vaga, pois Hildebrandt deve ter não só o PSDB na coligação, mas também o MDB e o Solidariedade, que hoje tem três vereadores no legislativo de Blumenau.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar