Seterb avalia a extinção de mais quatro linhas do transporte coletivo
Três delas seriam aglutinadas com outras já existentes
O encerramento dos trabalhos da Comissão Especial Mista do Transporte Público de Blumenau, nesta sexta-feira, 22, não deve significar o fim das mudanças no sistema de ônibus da cidade. Uma série de medidas continuará em estudo, inclusive novas extinções de linhas.
O Seterb faz um estudo para analisar a viabilidade de mudanças, mas não há prazo para que ocorram de fato:
– Aglutinação da linha 17 – Troncal Via Rua das Missões com a 607 – Nova Esperança
– Extinção da 401 – Emílio Talmann. Os usuários seriam atendidos por outras linhas que passam pela região.
– Aglutinação da linha 303 – Franz Muller com a 305 – Hermann Kratz
– Aglutinação da linha 703 – Ribeirão Branco com a 903 – Eça de Queiroz
Os resultados da comissão e o futuro do transporte coletivo de Blumenau foram abordados em uma entrevista coletiva na sede da Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí (Agir). Desde dezembro, o grupo formado por Agir, Seterb, BluMob e Câmara de Vereadores revisou alguns dos custos do sistema.
Com as alterações já feitas, o desconto no valor da tarifa é de R$ 0,09. Porém, por enquanto o usuário não sentirá o benefício no bolso. Os centavos ficarão de saldo para o próximo reajuste da passagem, previsto para dezembro.
Mudanças já adotadas
Os ônibus novos já chegam com potência de 180 cavalos e não 200, como exigia o contrato de concessão. Isso porque um termo aditivo foi feito no documento, possibilitando a mudança. Outras alterações que foram sugeridas pela Comissão e já foram adotadas são as extinções e aglutinações de linhas do transporte coletivo ocorridas neste ano.
Durante a apresentação, o gerente da Agir, Daniel Narzetti, explicou que há outra maneira de reduzir custos sem afetar a vida do usuário: diminuir o número de ônibus. Assim, em vez de 246 veículos, a frota passaria a ser composta por 238 automóveis. Se sair do papel, a ideia significará uma economia de R$ 2 milhões à BluMob.
Tarifa mais cara no dinheiro
A ideia é que até dezembro a Agir já tenha concluído um estudo para tornar a tarifa mais cara a quem paga em dinheiro, como ocorre em diversas cidades. O objetivo é estimular o uso do cartão.
Redução de horário de linhas nos fins de semana
Um estudo tem sido feito pelo Seterb para enxugar horários de algumas linhas nos fins de semana, em momentos em que não há muita demanda. A apresentação não revelou quais serão os itinerários afetados, mas, em breve, novas informações serão divulgadas.
Gratuidades e presença de cobradores
Outra instrução da Comissão é a de que o município faça um estudo sobre as gratuidades, ou seja, classes de usuários que usufruem de benefícios, como os estudantes, que pagam meia.
Além disso, sugere que se teste, em linhas em certas linhas, a ausência dos cobradores.
Audiência Pública
O documento da Agir deve ser levado a uma audiência pública, o que deve ocorrer em, no máximo, dois meses. A partir daí termos aditivos poderão ser feitos no contrato para possibilitar as mudanças estudadas, como a diminuição de ônibus na frota.