Ar-condicionado nos ônibus em Blumenau: saiba como está projeto para implantação ainda em 2022

Seterb está estudando modelos a serem efetivados na cidade

A Secretaria de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) está evoluindo no projeto de instalação de ares-condicionados nos ônibus da cidade. O objetivo é iniciar os testes ainda no primeiro semestre, mas ainda sem definição de quantos e quais veículos.

De acordo com o secretário Alexandro Fernandes, desde que o tema se tornou foco da Seterb, foram estudadas alguns modelos de outras cidades. O que mais agrada até o momento é o que funciona em Campinas, no interior de São Paulo

“Estamos em análises iniciais e vou mandar algum técnico da equipe para ir lá ver como funciona na prática. Temos reunião com a Blumob nos próximos dias para avançar no assunto”, explicou Alexandro.

A partir dos testes, a Seterb e a Blumob irão fazer as análises operacionais e dos custos totais dessa operação. Na sequência, pretendem iniciar a implantação em meados de outubro, pelo troncal 10, que faz os trajetos entre o Terminal do Aterro até o Terminal do Garcia, passando pelo Terminal da Fonte.

“O objetivo é implantar nos 21 veículos que fazem essa linha. Ainda não sabemos se vamos fazer começando por cinco, por 10, ou se serão todos de uma vez. Isso ainda estamos avaliando, mas queremos, até outubro, que todos os veículos do troncal 10 estejam equipados”.

Impacto na tarifa e subsídios

O custo total do ar-condicionado no transporte coletivo ainda é desconhecido. Por conta disso, o secretário não sabe dizer qual será o real impacto no valor da tarifa e nos subsídios do município.

“Existem algumas variáveis envolvidas. Custo de locação dos equipamentos, adaptação nos ônibus, aumento de consumo de combustível – são equipamentos que não usam toda a potência do motor para funcionar, mas as informações técnicas iniciais que temos é que aumentam o consumo de combustível em até 7%, entre outros detalhes”, explicou.

“Após tudo isto teremos o valor do custo que entra no cálculo da tarifa, mas que com certeza terá que ser subsidiado pelo município quando implantado”, completou.

Redução de cobradores

Outro ponto destacado pelo secretário foram os cobradores de ônibus. Segundo Alexandro, o objetivo reduzir o número desses profissionais, para, assim dar espaço a outros investimentos, como, por exemplo, o ar-condicionado.

“O custo do cobrador hoje é superior a R$ 0,90 na tarifa. Vamos construir em várias mãos com Agir, Câmara e concessionária, e determinar um plano de requalificação dos mesmos, para diminuição gradativa destes, assim podemos avançar em outras situações”.

Atualmente, a legislação municipal trava o corte de cobradores nos ônibus da cidade. Entretanto, como o próprio secretário apontou, o município quer trabalhar em conjunto com a Câmara de Vereadores para mudar essa realidade.

E o tema já é discutido no legislativo blumenauense. No ano passado, por exemplo, o vereador Emmanuel Tuca (Novo) apresentou projetos para revogar as leis que obrigam a existência dos cobradores em todas as linhas da cidade, e, deixar apenas em situações com alta demanda de pagadores em dinheiro. Na época, por grande rejeição dos demais colegas, houve recuo por parte de Tuca.

Neste ano, os projetos voltaram a ter um pequeno destaque, pois foram incluídos novamente na pauta de votações. Porém, mais uma vez foram retirados após solicitação de Tuca, que se ausentou da Câmara por caso de Covid-19 na família.

“Não dependemos necessariamente desse projeto, mas de um que altere essa questão legislativa. A questão é simples, precisamos avançar em diversas questões, na relação custo da operação, para gerar compensações no sistema e gerar melhorias para o usuários. Se não houver equilíbrio financeiro não há como melhorar”, finalizou Alexandro.


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