+

Shopping de Blumenau oferece palestras gratuitas sobre maternidade

Entre os temas estão sexualidade na gestação e puerpério, autonomia relacional, desculpabilização materna e o processo do companheiro em tornar-se pai

Uma semana reservada para discutir empoderamento e amamentação está programada no Neumarkt Shopping, entre os dias 4 e 10 de agosto. No espaço NK Hall, o público interessado poderá participar de diversas atividades gratuitas (clique aqui para se inscrever) durante a Semana Municipal de Amparo Materno Empoderado (Smame).

As atividades iniciam no domingo, às 15h, com a ‘Hora do Mamaço’, ação que envolve dezenas de mães e ocorre desde 2013 em Blumenau.

“Durante a ação serão abordados aspectos importantes para a amamentação como doação de leite e atividade física na gestação e puerpério e ainda terá atividades como pintura gestacional, em que propomos um momento de vínculo familiar”, explica Jerusa da Silva Horácio, integrante da Casa Piracema, organizadora do evento.

Para esta edição da Smame, a organização planejou uma série de bate-papos relacionados ao tema da WABA deste ano: “Empoderar Pais e Mães/Favorecer a Amamentação”. Na programação estão debates sobre os seguintes assuntos: como se tornar avó e permitir a filha/nora maternar sendo apoio efetivo; sexualidade na gestação e puerpério; autonomia relacional; desculpabilização materna; direitos maternos e o processo do companheiro em tornar-se pai.

As palestras serão apresentadas por uma equipe formada por doulas, educadores físicos, enfermeiras, psicólogos, advogados, obstetras, assistente social e pediatra.

“A ideia é fomentar formações ou agregar mais na vida profissional de quem está buscando uma melhor forma de atender mulheres no ciclo gravídico puerperal e no resto da vida. Antes de mães somos mulheres, e para sermos mães felizes precisamos de apoio”, destaca Jerusa.

Programação

Domingo (dia 4) – 15h
Hora do Mamaço

Segunda (dia 5) – 19h
Bate-papo: ‘Como virar avó e permitir a filha a maternar’, com a enfermeira Luciane D’avila

Terça (dia 6) – 19h
Bate-papo: ‘Sexualidade materna’, com a psicóloga Aline Moraes

Quarta (dia 7) – 19h
Bate-Papo: ‘Autonomia relacional’, com a ginecologista Martha Colvara Bachilli

Quinta (dia 8) – 19h
Bate-papo: ‘Desculpabilização materna e rede de apoio – Como ser funcional’, com a psicóloga Larissa Holetz e a pediatra Ana Caroline Casagrande

Sexta (dia 9) – 19h
Bate-papo: ‘Direitos maternos’, com as advogadas Maria Cecília Seraphim e Tatiana dos Santos Russi

Sábado (dia 10) – 15h
Bate-papo: ‘De companheiro a pai’, com o psicólogo Valmor Freitas da Silva e o assistente social Ricardo Bortoli

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo