Sobrevivente de acidente de ônibus em Guaratuba é preso em Itapema
Homem era procurado pela Polícia Civil do Pará pelo crime de roubo
Um dos sobreviventes do acidente de ônibus em Guaratuba que ocorreu nesta segunda-feira, 25, foi surpreendido logo após receber alta do hospital. O homem de 25 anos foi preso em Itapema na quinta-feira. Ele era procurado no Pará pelo crime de roubo.
O criminoso foi localizado graças à lista de passageiros do veículo, que teria tombado às margens da BR-376 após ficar sem freios. Dentre os 55 passageiros, 19 morreram no acidente. Destes, 17 foram identificados pela empresa.
A ação contou com as polícias civis do Pará e de Santa Catarina por meio da Polícia Interestadual (Polinter). O roubo com arma de fogo ocorreu em agosto de 2020, em uma casa de veraneio no município de Marapanim, nordeste do estado.
“A Polinter atua em diversas frentes de trabalho. Uma delas é a relação de comunicar e investigar as ordens judiciais que estão em aberto. Neste caso, consegui de forma efetiva nos comunicar com as autoridades policiais do Paraná e dar cumprimento ao mandado”, destacou o delegado Eloi Nunes, titular da Polinter.
O nome do preso não foi divulgado pela polícia.
Relembre o acidente
Por volta das 8h30 desta segunda-feira, 25, um ônibus fretado caiu em uma ribanceira no quilômetro 668,7 da BR-376, em Guaratuba (PR). Segundo a empresa responsável pelo veículo, 53 passageiros e dois motoristas estavam a bordo.
O veículo, com placas de Belém (PA), não conseguiu fazer a curva e caiu da pista. Segundo o depoimento de um dos motoristas, de 67 anos, o ônibus perdeu os freios logo após uma das áreas de escape da via. O veículo faria paradas em Blumenau e em São José, na Grande Florianópolis.
De acordo com a Arteris Litoral Sul, concessionária responsável pela rodovia, há duas áreas de escape na descida da Serra, no km 667,3 e no km 671,7. O acidente aconteceu no quilômetro 668,7.
Com a falha nos freios, o motorista relatou que não conseguiu fazer uma das curvas e o ônibus acabou batendo na mureta de concreto. Em seguida, o veículo tombou e caiu na ribanceira.
Veja o vídeo do momento do acidente
Ainda de acordo com o delegado, o motorista realizou o teste etílico após o depoimento. O índice de álcool no sangue dele era zero.
Inquérito policial
Além do motorista do veículo, um dos policiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que prestou os primeiros socorros logo após o acidente, também foi interrogado.
De acordo com o delegado Cristiano Quintas, um inquérito policial será aberto para investigar as causas do acidente e a regularidade da empresa de transporte do Belém do Pará. A Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) de Curitiba ficará responsável por investigar o caso.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o ônibus estava regularizado.