Superlua Rosa: saiba qual será o melhor horário para observar fenômeno desta segunda-feira

Nebulosidade pode atrapalhar visão da lua, mas ela deve continuar durante toda a noite

Na noite desta segunda-feira, 26, você tem um bom motivo para olhar para o céu. É quando ocorre a primeira Superlua de 2021. O fenômeno estará visível durante toda a noite, a partir do pôr do sol.

O ideal é estar no ponto mais alto no seu local de observação, ou em um lugar com uma visão livre do horizonte, já que o contraste com prédios, montanhas e árvores tende a interferir na visão.

rio de janeiro
Sentado na pedra, grupo vê a Superlua nascer no Rio de Janeiro em abril de 2020/ Foto: Marcos Serra Lima/G1

Segundo a Metsul Meteorologia, o ápice desta Superlua de abril será à 0h33 da terça-feira, 27. Agora, na prática, é praticamente impossível para o olho humano diferenciar uma lua cheia normal do restante do ano de uma Superlua, acrescenta o órgão.

grécia
Foto da Superlua de abril de 2020 feita em Atenas, na Grécia

Infelizmente, apesar de ser chamada de “Superlua Rosa” nos EUA, ela não tem uma cor diferente. O nome vem de tribos indígenas que marcavam a passagem do tempo pelas luas cheias, explicam os astrônomos.

Cada uma tinha um nome específico, e a de abril é “rosa” porque surge na mesma época que as flores róseas da Phlox Subulata, uma planta selvagem norte-americana.

eua
Phlox Subulata, planta cujas flores dão nome à Superlua “Rosa”/Imagem: Phillip Merritt, via Flickr (CC-BY-NC-SA 2.0)

Os blumenauenses e moradores da região devem ter tempo seco com poucas nuvens na noite desta segunda-feira, aponta o AlertaBlu.

De acordo com o órgão, a observação do fenômeno não será ofuscada pela nebulosidade, ou na pior das hipóteses, algumas poucas nuvens apenas poderão estar presentes.

Por Ciro Groh.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo