Fintech é um termo que surgiu a partir da combinação de duas palavras em inglês: financial, que vem de financeiro e technology, de tecnologia. Surgiu ainda na década de 80, mas se popularizou depois da crise econômica entre 2007 e 2008 e é usado para definir startups financeiras que desenvolvem produtos totalmente digitais que usam a tecnologia com principal diferencial em relação às empresas tradicionais.

Apesar de recente, este mercado só cresce e já ganha reconhecimento. É o caso do banco digital de Santa Catarina, o CondoConta, voltado para condomínios, eleito recentemente entre as melhores fintechs e startups brasileiras pelo Daily Finance, portal britânico que realiza pesquisas e análises independentes sobre fintechs, finanças e criptomoedas.

O banco está presente em condomínios de 21 estados e projeta R$ 50 milhões em movimentações, com até 100 mil boletos sendo gerados até o fim do ano e R$ 13 bilhões em patrimônio condominial sob sua gestão.

E o diferencial vai muito além. Na maioria dos casos, a fintech permite que os clientes controlem produtos inteiramente através de smartphones. Esta é, sem dúvida, uma tendência mundial de inovação! Oferecer soluções menos burocráticas, mais intuitivas, com custos baixíssimos é algo que todo cliente deseja. Ou seja, a transformação digital tem sido a solução de inúmeros setores, principalmente na busca pela assertividade na tomada de decisões, rapidez na busca por resultados e melhor alocação de recursos.

E são vários os benefícios de uma fintech. Fora a tecnologia – onde é possível resolver quase tudo online sem abrir mão da segurança -, tem ainda a agilidade (menos burocracia), e um preço mais justo sem abrir mão da qualidade.

E os dados mostram que os números de fintechs só aumentam. A indústria financeira brasileira encerrou 2021 com aproximadamente 1,2 mil fintechs ativas. E temos muito a explorar ainda! Temos o mundo na palma da nossa mão. Basta pensarmos que a transformação digital está aí para ser explorada e facilitar cada vez mais nosso dia a dia.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube