No artigo anterior, quando falei sobre a importância do pitch nas apresentações das startups, mencionei sobre outra dinâmica de avaliação, bem comum nesta área: o Draft. Hoje, vou explicar um pouco mais desta iniciativa e como ela está sendo aplicada aqui em Blumenau.

Talvez poucos saibam, mas o termo ‘Draft’ é oriundo do esporte. Originalmente, é um evento anual onde os 30 times da National Basketball Association (NBA) recrutam jogadores durante a pré-temporada. Geralmente, estes jogadores são amadores vindo do esporte universitário, ou seja, interessados em jogar, mas sem muita experiência.

Getty Images

E é justamente neste contexto que o termo se juntou ao mundo do empreendedorismo. A ideia, neste sentido, é selecionar jovens e adultos que tenham interesse em trabalhar em tecnologia. E, assim como na NBA, não precisam de experiência! Aqui, o que vale mesmo é a vontade de atuar neste que é um dos setores que mais emprega atualmente. Digo, vontade, porque se a pessoa demonstrar interesse, e empresa oferece inclusive capacitação!

No ano passado, uma iniciativa do Rafael Silva, CEO da Israel Capital e Atual Vice Presidente da Blusoft – polo tecnológico – trouxe o termo para mais próximo da nossa realidade. A entidade organiza periodicamente o Draft com o objetivo de oferecer mão-de-obra às empresas da região. A sistemática é a mesma de um jogo: o ‘jogador’ (jovem ou adulto) se apresenta aos ‘times’ (que são as empresas) e demonstra suas habilidades.

Essa apresentação é naquele estilo de pitch que mencionei no outro artigo: tem um tempo determinado bem naquele estilo “Shark Tank” (aquela série de game show norte-americana na qual empreendedores vão ao programa apresentar suas ideias de negócio).

Blusoft

E olha que esta iniciativa está dando resultado! E é emocionante quando o ‘jogador’ sai do Draft já com entrevista marcada na empresa ou com o contrato pré confirmado! Mostra o quanto temos empresas dispostas a investir e o quanto temos mão-de-obra disposta a aprender. Esta é uma das belas iniciativas que motivam e incentivam jovens e adultos a ingressarem no mercado de trabalho.