Já pensou e fazer compras no metaverso e receber seus produtos em casa? Pois isso já é possível. Na última semana, a Americanas lançou sua primeira loja no espaço, onde os usuários poderão fazer compras dentro de um jogo e receber seus produtos em casa.

Este é um tema que tem ganhado cada vez mais espaço no mundo tec e agora tem aparecido com mais frequência em áreas comuns do nosso dia a dia.
Mas afinal, o que é essa tal Metaverso?

Imagine um ambiente virtual em 3D, semelhante a um jogo, onde é possível interagir com outras “entidades” do mundo real, sejam elas pessoas ou empresas.

E o tema ganhou ainda mais relevância no mundo em outubro de 2021, quando Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, anunciou uma mudança na marca da empresa, que passou a se chamar Meta, e reforçou que o foco da companhia estaria voltado ao metaverso.

Além do exemplo da Americanas, que foi uma das primeiras marcas a levar a experiência do varejo para o metaverso, outras aplicações começam a ganhar espaço em outros mercados.

Na indústria, por exemplo, empresas tem usado o metaverso para capacitações de segurança no trabalho, onde conseguem simular um ambiente igual ao de uma fábrica e treinar seus colaboradores sem os expor ao risco de acidentes antes de estarem devidamente preparados.

Nos setores de saúde e educação, vários ambientes tem sido criados para facilitar a capacitação de profissionais e alunos, oferecendo uma experiência muito mais próxima da realidade, aumentando assim a qualidade do ensino e o nível de aprendizado, que passa a ser muito mais interativo e dinâmico.

Nos negócios, empresas tem utilizado o metaverso para realizar eventos e até convenções. Em abril desse ano a Senior Sistemas, grande empresa de tecnologia de Blumenau, promoveu uma feira de negócios no metaverso para lançar seu marketplace, onde clientes puderam visitar a feira e interagir diretamente com os avatares dos expositores.

Já pensou em trabalhar no metaverso?

Esse assunto tem ganhado tanta relevância que o mercado de trabalho tem criado novas profissões para trabalhar diretamente com metaverso. Cargos como estilista de moda digital, por exemplo, tem sido disputados para criação de avatares e até mesmo influencers digitais.

Outras profissões ligadas a hardware e segurança também tem ganhado muito destaque pois estão relacionadas aos maiores desafios hoje do metaverso.

E falando em desafios, apesar de estar em uma evolução bastante acelerada, o metaverso ainda está longe de cair nas graças da grande maioria da população e tem vários entraves pela frente.

A tecnologia necessária para rodar um ambiente de metaverso exige um alto nível de processamento, tornando o custo para criar um ambiente ainda muito alto para as empresas. A falta de mão de obra qualificada e questões relacionadas à segurança da informação também são um desafio nesse tipo de ambiente.

Porém, ainda é difícil prever qual será a velocidade em que o espaço estará presente no nosso dia a dia e nem tudo que ele ainda pode nos oferecer, mas é fato que a tecnologia está avançando muito rápido e muitas empresas estão investindo muito dinheiro na busca de aplicações que utilizem o metaverso como forma de gerar negócios.

Assim como toda tecnologia em fase inicial, muitas ideias cairão por terra mas muitas outras serão adotadas pelo grande público, e cabe a nós identificar como transformar esta nova tecnologia em oportunidade para melhorar nossa vida, seja no âmbito pessoal ou profissional.

E você, está preparado para o metaverso?

Por Rafael Liberato

– Assista agora:
Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região