Até pouco tempo eram poucas as empresas que se preocupavam com o termo sustentabilidade. Com a evidência da sigla EGS – que significa na tradução para o português: ambiental, social e governança – o mundo corporativo começou a ter outra visão do assunto e a entender que todos somos responsáveis e temos papel fundamental na preservação do meio ambiente.
E olha que este termo ganhou força não só nas grandes corporações. Nas startups o número surpreende. Levantamento feito pela ACE Cortex, um braço de inovação corporativa da Ace Startups, já são mais de 300 startups no país dedicadas exclusivamente à sigla EGS. São startups com foco no meio ambiente, questões sociais ou em melhorias na governança. Ou seja, pensar em sustentabilidade hoje em dia é mais que uma necessidade.
Para que a empresa consiga resultados satisfatórios com a aplicação do ESG é preciso atenção especial aos stakeholders, já falei sobre eles aqui.
Eles têm papel fundamental na tomada de decisões envolvendo ações de ESG. E atuar de acordo com os padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial seja no mercado interno ou externo, além de colocar a empresa ou a corporação no contexto atual dos termos de sustentabilidade.
Além disso, sabemos que as empresas estão sendo acompanhadas de perto pelos seus stakeholders e tudo o que é feito é analisado bem de perto.
Portanto, começar a discutir ou estar se envolvendo em questões ESG demonstra indicação e preocupação com a sustentabilidade, com uma melhor reputação no mercado corporativo, indica solidez, além de garantias de uma preocupação com o futuro.
Tudo indica que informações de ESG começam a ser essenciais para a tomada de decisões, envolvidas em estratégias, metas e resultados da empresa. Acho que está na hora de ficarmos mais atentos a essa nova realidade e em tudo o que acontece em nossa volta.
Até porque, especialistas já entenderam que ESG não é apenas uma evolução da sustentabilidade empresarial. Estamos em outro patamar: trata-se da própria sustentabilidade empresarial. É preciso minimizar os impactos negativos e potencializar os positivos. Neste contexto, a ação dos stakeholders é fundamental para avançar em ações em prol da sustentabilidade!
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: