Segundo o site ecommercebrasil, em 2021 a Black Friday movimentou R$ 5.4 bilhões em vendas somente no dia oficial da promoção. Se considerarmos que muitas lojas oferecem condições diferenciadas durante toda a semana ou até mesmo em todo o mês de novembro, o impacto desta data para o comércio é muito maior.

A Black Friday não movimenta somente o comércio, mas toda a cadeia envolvida para atender a demanda dos consumidores, desde a produção até a logística para entrega. Levando em conta também prestadores de serviços como agências de publicidade e instaladores necessários para instalar os itens adquiridos.

E para que todos saiam satisfeitos, existem muitas tecnologias disponíveis para garantir um bom atendimento, bons preços e uma rápida entrega.

Plataforma de e-commerce escalável

Segundo um estudo da empresa Conversion, especializada em tráfego na internet, em 2022 63% das vendas na Black Friday devem acontecer em sites ou aplicativos. É por isso que neste período o tráfego nas plataformas de e-commerce tem um volume de acessos muito acima do padrão.

Para evitar queda ou lentidão na plataforma, e evitar assim a fuga de clientes, é preciso garantir que a plataforma e e-commerce escolhida tenha capacidade de suportar todo o volume de acessos esperado.

Estas plataformas em geral são hospedadas em grandes servidores da nuvem, por isso, garanta que o contrato com seu fornecedor tenha previsto a escalabilidade necessária para suportar a demanda da Black Friday.

Marketplaces

Além de manter uma própria plataforma de e-commerce, pequenos lojistas podem se aproveitar das grandes marcas já consolidadas para ofertar produtos em seus marketplaces.

No varejo, empresas como Amazon, Magalu e Mercado Livre atraem milhões de consumidores e permitem que qualquer empresa possa ofertar seus produtos, em uma espécie de shopping center virtual.

Este conceito já tem se espalhado para outros segmentos. A Senior Sistemas de Blumenau, criou um marketplace de tecnologia para negócios, permitindo que empresas de software possam ofertar seus produtos nessa grande vitrine. Inclusive com grandes ofertas durante o mês de novembro, por conta da Black Friday.

Algoritmos de recomendação

A Amazon é a maior varejista do mundo e tem 30% das suas vendas realizadas através de algoritmos de recomendação.

Além de garantir uma experiencia de navegação muito mais agradável para os visitantes, as recomendações feitas com inteligência artificial tornam as ofertas mais personalizadas, aumentando assim as chances de conversão.

Fidelização

A Black Friday pode ser usada como uma grande arma para fidelização de clientes. Oferecer descontos muito agressivos pode ser ruim no curto prazo, mas com as técnicas corretas pode ampliar as vendas no futuro.

Para retenção e fidelização, pode-se lançar mão de estratégias como programas de pontos, Cash Back e descontos na próxima compra. A criatividade é o limite.

Segurança da Informação

Nem tudo são flores quando se fala em Back Friday. Vários golpes já são conhecidos no mundo do varejo online e se intensificam nessa época.

Dentre as fraudes mais conhecidas estão os vírus que alteram o código de barras de boletos, alterando assim a conta de pagamento. Também os Fake Websites, que imitam sites originais para capturar dados de cartão e o sequestro de estoque, em que empresas concorrentes fazem compras com pagamento a prazo apenas para tirar os produtos de circulação.

Fique atento aos golpes mais conhecidos e invista em ferramentas que possam detectar e banir rapidamente qualquer tentativa de fraude.

Mais oportunidades para o comércio

A Black Friday já se tornou uma grande data para o comércio e neste ano ainda terá um ingrediente especial. Com a Copa do Mundo acontecendo no mesmo período, espera-se um aumento ainda maior nas vendas.

Para lojistas, aproveite este momento para fazer boas vendas e fidelizar clientes. Para consumidores, aproveite as promoções, fique atento aos verdadeiros descontos e principalmente, faça muita pesquisa

– Assista agora:
Carlos Braga Mueller conta como se tornou o primeiro apresentador de telejornal de Santa Catarina