Trabalhadores da Caixa realizam “Dia de Luto” e cartazes são arrancados de agência
Categoria está em estado de greve desde o dia 22 de abril
Nesta terça-feira, 11, funcionários da Caixa Econômica Federal realizaram o Dia Nacional de Luto e Luta. O objetivo é lembrar os bancários que foram vítimas da Covid-19 e também reforçar o pedido pela vacinação de toda a população.
Os trabalhadores estão em estado de greve desde o dia 22 de abril. Ou seja, podem paralisar sua atuação a qualquer momento, como foi feito no dia 27. A data foi escolhida após a abertura do capital da Caixa Seguridade, disponibilizando as ações para venda.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região (SEEB) acredita que a compra e venda dessas ações abre pressupostos para a privatização da Caixa.
Nesta terça-feira, os trabalhadores foram convidados a trabalharem vestidos de preto em sinal de luto e protesto. Cartazes também foram espalhados em todas as agências ainda na noite de segunda. Na principal agência da cidade, na rua 7 de Setembro, e na agência Fritz Muller, na rua XV, os cartazes foram arrancados no início do expediente.
“Demonstrando todo o seu desprezo pelas vítimas, pelos colegas que se foram e calando a luta dos trabalhadores que vivem em situação de risco diariamente no pagamento do auxílio emergencial para a população”, comenta Edson Luiz Heemann, presidente do SEEB.