TRT-SC inicia reforma do Fórum de Blumenau; obra deve ser concluída em até 5 meses
Prédio situado na Avenida Beira-Rio passará a abrigar as quatro varas do município
Iniciou na quarta-feira, 22, a reforma do Fórum Trabalhista de Blumenau, cujo projeto prevê uma melhoria completa do edifício onde, até novembro, estava localizada a 2ª Vara do Trabalho, na Avenida Beira-Rio. Reestruturada, a sede própria passará a abrigar também as outras três unidades do município.
A obra foi planejada para durar cerca de cinco meses, com 30 dias adicionais dedicados à mudança e à organização dos móveis e equipamentos de todas as quatro unidades, atualmente instaladas na Rua XV de Novembro.
O projeto de reforma foi inteiramente elaborado pela Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), a partir de estudos que envolveram sugestões e aprovação dos juízes que atuam em Blumenau.
Economia e integração
A reforma atende ao objetivo de gerar economia aos cofres públicos. Isso porque, com a entrega do imóvel da Rua XV de Novembro, as manutenções serão agora centralizadas em um único local, reduzindo os custos para o TRT-SC.
A desocupação atende a pedido do Banco do Brasil, proprietário da edificação, que a cedia gratuitamente (contrato de comodato) para o tribunal.
Outra vantagem é que, com todas as unidades em um único local, também fica mais fácil o acesso por advogados e partes dos processos, além de contribuir para um ambiente de trabalho mais integrado para juízes e servidores.
Isolamento acústico
O projeto de reforma prevê diversas melhorias estruturais, como a troca de pisos, atualização da instalação elétrica e implementação de um sistema de emergência. A fachada do imóvel também será modernizada.
Outra novidade é a aplicação de tabelas acústicas para redução dos ruídos, que comprometiam a realização de audiências e a rotina diária de trabalho.
Inovação
A obra em Blumenau marca a primeira implementação do Building Information Modeling (BIM) pelo tribunal, uma metodologia que visa minimizar problemas relacionados à documentação e à qualidade do projeto.
Na prática, isso acontece porque o BIM permite gerar um modelo digital do edifício que será construído, proporcionando uma visualização completa e integrada por todos os profissionais envolvidos.
Leia também os destaques da semana:
1. Conheça a fisiculturista blumenauense que participará de uma das maiores competições do mundo, o Arnold Ohio
2. Moradora de Blumenau ganha bolsa de estudos na Broadway e faz campanha para pagar a viagem
3. Saiba qual será o valor da tarifa de ônibus em Blumenau em 2025
4. Histórico: saiba o que presidiário blumenauense escreveu em papel higiênico localizado quase 90 anos depois
5. Entenda atraso e nova previsão de entrega da ponte na rua 7 de Setembro, em Blumenau
Veja agora mesmo!
Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central: