Tudo o que sabemos sobre cheia do rio Itajaí-Açu em Blumenau nesta quarta-feira
Matéria segue em atualização com todos os acontecimentos do dia
Pouco antes do fim desta quarta-feira, 4 de maio, o rio Itajaí-Açu alcançou o nível de 9,36 metros no Centro de Blumenau, de acordo com o AlertaBlu. A cidade segue em estado de prontidão.
Leia também: Saiba quais são as primeiras ruas de Blumenau que alagam com 8,5 metros
A última projeção da Prefeitura de Blumenau é que o rio atinja a cota de 10 metros por volta das 3h de quinta-feira. O cálculo foi realizado pela diretoria de Meteorologia em conjunto com o Ceops.
Confira tudo o que sabemos até o momento:
9h: Os bombeiros de Pomerode precisaram socorrer 20 ocupantes de um ônibus escolar que apresentou defeitos em um trecho alagado da rua dos Atiradores, bairro Testo Salto.
9h30: O município vizinho de Indaial registrou alagamentos, quedas de muro e de árvore durante a manhã desta quarta-feira.
10h: A Defesa Civil de Timbó disponibilizou um galpão, exclusivamente, para abrigar móveis de residências que podem ser atingidas pela cheia.
Leia também: Confira fotos e vídeos do estrago causado pelas chuvas no Médio Vale do Itajaí
13h50: Moradores de Blumenau começaram a registrar pontos de alagamento na cidade. Naquele momento, o rio Itajaí-Açu estava com altura de 7,77 metros, de acordo com o AlertaBlu.
14h40: A rua Júlio Michel, no bairro Fortaleza, ficou temporariamente interditada após uma queda de árvore. O mesmo ocorreu na rua Hermann Barthel, na Velha Central. Nos dois casos a Celesc precisou ser acionada.
16h: A rua 1º de Janeiro ficará temporariamente sem circulação de ônibus por conta de alagamentos no local. A Linha 607 – Nova Esperança também teve a rota alterada por acidentes no caminho. Confira detalhes no link.
18h: A prefeitura divulgou que o abrigo da Igreja Evangélica Livre, na Itoupava Norte, segue pronto para a receber a população, mas sem registro de demanda. Desde a última terça-feira, a Defesa Civil de Blumenau registrou 78 ocorrências por conta das chuvas, entre eles 49 deslizamentos e 11 quedas de árvores.
19h: Algumas unidades de ensino precisaram suspender as aulas presenciais nesta quarta-feira. A Universidade Regional de Blumenau estendeu as aulas remotas até a manhã de quinta-feira.
19h45: A prefeitura emitiu uma nova projeção de medição do nível do rio Itajaí-Açu, chegando a 9,73 metros por volta da meia noite.
20h: O rio chegou aos exatos 9 metros neste horário, seguindo no estado de prontidão.
22h30: Uma nova projeção da Defesa Civil aponta que o rio deve ultrapassar os 10 metros até as 3h desta quinta-feira.