“Uberização” do trabalho é tema de debate na Furb
A conversa acontecerá no dia 28 de maio, às 14h, por meio da plataforma Google Meet
A Universidade Regional de Blumenau promoverá um debate sobre o tema Uberização com pesquisadora de âmbito nacional. Também serão discutidas as atuais políticas de asteridade e as transformações do trabalho no Brasil.
A conversa acontecerá no dia 28 de maio, às 14h, por meio da plataforma Google Meet e é necessária a realização de inscrição prévia até o dia do evento, e é gratuito.
Estará mediando a conversa a Dra. em Ciências Sociais pela UNICAMP, Ludmila Costhek Abílio, que também é pesquisadora no Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho, pesquisadora do CESIT/Unicamp.
Ludmila criou a expressão “uberização” para analisar os trabalhadores, as relações e as condições de trabalho das denominadas “economias de compartilhamento”, isto é, aquelas que utilizam aplicativos como meios de prestação de serviços. Como uma das maiores corporações conhecidas nesta categoria de atividade é a Uber, o termo referir-se a todas as categorias de trabalho assemelhados aos trabalhadores desta empresa.
O tema já foi objeto de Dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da FURB pela mestra Josiane Olga Kammer e, no momento, a ITCP/FURB está assessorando um grupo de motoboys de Blumenau que pretendem criar uma associação para defender seus interesses.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: