URGENTE – Pastor de Blumenau é preso em operação contra os atos de 8 de janeiro, diz site

Está é a 14ª fase da Operação Lesa Pátria

O pastor Dirlei Paiz, de Blumenau, foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira, 17, na 14ª fase da Operação Lesa Pátria, segundo o portal G1. A operação tem como objetivo identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília (DF), quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos.

Ao todo, estão sendo cumpridos 10 mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados da Bahia, Goiás, Paraíba, Paraná, Santa Catarina e no Distrito Federal. Em SC, são três mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão.

A reportagem de O Município Blumenau tentou confirmar a prisão de Paiz com a assessoria da PF, mas não obteve resposta.

Leia também: Morador de Blumenau é solto sete meses após envolvimento em atos de 8 de janeiro

Investigação

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido e crimes da lei de terrorismo.

Os alvos desta fase são suspeitos de terem fomentado o movimento chamado de “Festa da Selma”, que era, em verdade, codinome previamente utilizado para se referir às invasões.

O termo Festa da Selma foi utilizado para convidar e organizar transporte para as invasões, além de compartilhar coordenadas e instruções detalhadas para a invasão aos prédios públicos. Recomendavam ainda não levar idosos e crianças, se preparar para enfrentar a polícia e defendiam, ainda, termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído.

Leia também:
1. Empresa com escritório em Blumenau é denunciada por possível golpe milionário em todo o Brasil
2. VÍDEO – Homem é flagrado furtando bicicletas em Blumenau
3. Identificado homem que morreu durante confronto com a PM em Indaial
4. Dona de laboratório farmacêutico de Blumenau é presa
5. Professora de Indaial recebe prêmio pelo desempenho de alunos na Obmep


Assista agora mesmo!

Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo