Vagas do Presídio de Blumenau esgotam novamente e presos podem ser liberados

No final de 2019, PM capturou condenado por furto e não pôde prendê-lo

Mais uma vez o Presídio Regional de Blumenau decretou que não tem mais vagas para novos presos. O local foi parcialmente interditado em 14 de novembro de 2019 após enfrentar problemas com a lotação. Outros problemas apontados foram o deficit de agentes penitenciários e limitações estruturais.

Nesta quinta-feira, 27, a direção do Presídio informou que as 30 vagas transitórias/rotativas se esgotaram novamente. O mesmo já ocorreu em dezembro, quando um condenado por furto foi detido pela Polícia Militar e precisou ser liberado por falta de espaço.

A 3ª Vara Criminal da Comarca de Blumenau considera o estabelecimento um dos mais caóticos do Estado. A lotação máxima foi fixada em 620 presos. Caso o limite fosse excedido, o Departamento de Administração Prisional do Estado de Santa Catarina (DEAP) deveria transferir os presos para outras cidades.

De acordo com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o DEAP não promoveu a adequada transferência dos presos para outros estabelecimentos. Três meses após a decisão judicial as vagas para o ingresso de novos presos ainda não foram liberadas.

Três meses se passaram desde a decisão judicial e o DEAP não promoveu a adequada transferência dos presos para outros estabelecimentos, a fim de liberar vagas para ingresso de novos presos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo