Venezuelano, avó grata e voluntários: quem são os heróis anônimos de Blumenau que organizam doações para o RS

Veja a importância dos voluntários e o que diz a Defesa Civil

Desde a última quarta-feira, 8, o Parque Vila Germânica, em Blumenau, pede ajuda de voluntários para ajudar a organizar, separar e embalar as doações destinadas ao Rio Grande do Sul.

Após receber muitas doações para o RS, agora também é preciso de voluntários que ajudem a Defesa Civil para organizar os itens. A reportagem de O Município Blumenau esteve na Vila Germânica para conhecer algumas histórias destes heróis anônimos e entender o trabalho que vem sendo feito no local.

Voluntários: por que ajudar?

Jonathan, um dos voluntários, é venezuelano e explica por que decidiu ajudar: “Ao ver o momento que o povo gaúcho tá passando, e a gente tendo como ajudar, tendo tempo, disponibilidade, por que não? É um povo que realmente precisa, e eu vim mais de um dia ajudar. Estou aqui para demonstrar que o povo brasileiro está com eles”.

Luís Bremm/Especial O Município Blumenau

Já a voluntária Ana Lúcia, conta que tem uma relação próxima com o estado do Rio Grande do Sul. Seu neto nasceu com síndrome do intestino curto, e com dois meses de vida, o único hospital que aceitou fazer o tratamento com a criança foi o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, na capital do estado.

“O meu genro e meu neto moraram lá por dois anos. Então essa empatia que tenho pelo povo gaúcho, pelo hospital, vem de toda gentileza que recebemos, é um povo muito carismático. Foi muito fácil conseguir alugar apartamento e casa para minha filha. No segundo ano, uma senhora emprestou o apartamento para minha filha morar, sem custo nenhum, sem conhecer a gente”, detalha Ana.

Foto: Luís Bremm/Especial O Município Blumenau

Defesa Civil de Blumenau

O secretário de Defesa Civil de Blumenau, coronel Carlos Menestrina, comenta que mais duas cargas serão enviadas para o centro de distribuição do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

“A solidariedade do povo blumenauense é sempre é um destaque, pois quando enfrentamos dificuldades por eventos climáticos, também fomos alvo de solidariedade. E a campanha continua até semana que vem, pelo menos, até a hora que o estado disser que estão satisfeitos”.

O coronel ainda revela que em reunião com o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, foi tomada a região de apoiar a região do Vale do Taquari, no RS. “A lama e os detritos continuam, então, segunda-feira devem ser encaminhados maquinários e caminhões-pipa pra ajudar a desobstrução e na limpeza da cidade”.

Itens organizados pelos voluntários

Confira todos os itens que podem ser doados e como está a organização deles:

  • Água
  • Coberta
  • Jogo de cama
  • Produtos de higiene
  • Produtos de limpeza
  • Embalagens descartáveis para marmita
  • Fraldas descartáveis infantis e também fraldas geriátricas

Leia os destaques da semana:

1. Ciência na mesa do bar: Blumenau recebe evento internacional de discussões científicas com direito a chope
2. Gins e licores produzidos em Pomerode conquistam prêmios durante competição em Londres
3. Projeto que torna Oktoberfest de Blumenau patrimônio cultural de Santa Catarina é aprovado na Alesc
4.
5. VÍDEO – Capitão do Corpo de Bombeiros de Blumenau comenta sobre trabalho realizado no Rio Grande do Sul


Veja agora mesmo!

Conheça a GoDisco, loja de rosqueria gourmet no coração do bairro Garcia, em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo