Vereador blumenauense propõe construção de grades em pontes para evitar suicídios
Parlamentar acredita que proteções reduziriam o número de tentativas
O vereador Jovino Cardoso Neto (PROS) entregou nesta terça-feira, 9, um projeto de lei que obrigaria a prefeitura de Blumenau a instalar proteções nas pontes que cruzam o rio Itajaí-Açú em toda a cidade.
De acordo com o autor do projeto, a intenção seria evitar tentativas de suicídio e proteger os pedestres. Segundo Jovino, nenhuma das sete pontes que cruzam o principal rio da cidade possuem segurança adequada.
“Temos um índice bastante elevado de pessoas que estão se suicidando nas nossas pontes. Mas isso protegeria também quem circula com crianças no colo e pode sofrer um acidente”, explica.
A partir do projeto, as instalações, que poderiam ser de concreto ou metálicas, devem ter no mínimo dois metros de altura em relação à via. Elas seriam compostas de grades vazadas que não poderiam ser escaladas. Ele também prevê um prazo de 180 dias para que a prefeitura execute as obras, caso a lei seja aprovada.
O vereador conta que esteve no Rio Grande do Sul e no Paraná recentemente e observou que as pontes possuíam alambrados para evitar acidentes. Para ele, estas proteções diminuirão o número de suicídios em Blumenau.
“Não dê esmolas”
O vereador entregou um segundo projeto nesta mesma data, dessa vez buscando reduzir o número de pedintes em Blumenau. A proposta obrigaria a fixação de placas educativas com os dizeres “não dê esmolas, encaminhe os pedintes à assistência social”.
Os letreiros seriam fixados no alto dos semáforos instalados nas vias públicas e nos locais de grande circulação de pessoas em toda a extensão do município.