VÍDEO – “Estrela cadente” é vista no céu do Norte Catarinense
Meteoro cruzou o céu por aproximadamente três segundos
Uma “estrela-cadente” foi vista no céu de Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina, na noite desta quinta-feira, 14. O astrônomo da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Jocimar Justino, explica que a estrela cadente na verdade é um meteoro.
O fenômeno cruzou o céu por volta das 21h15 e foi captado pela câmera zenital da estação de monitoramento de meteoros JJS4 da Bramon. Segundo Jocimar, é possível que o meteoro tenha sido visto em outros estados pela luminosidade e pelo trajeto marcante.
Durante aproximadamente 3 segundos, o meteoro desenhou uma trilha luminosa que persistiu brevemente antes de desaparecer. Jocimar destaca que ao fundo do fenômeno estava a constelação do Cão Maior e a Sirius, estrela mais luminosa do céu noturno. Já no canto inferior esquerdo, estava a constelação de Orion e o famoso cinturão, conhecido como “as três Marias”.
“Este fenômeno é um lembrete da beleza efêmera que o universo nos oferece e da importância de olharmos para cima, para além do nosso pequeno mundo. A cada estrela cadente, um desejo, uma esperança, um momento de conexão com o cosmos”, escreveu o astrônomo.
Assista ao vídeo:
Leia também:
1. Blumenauense representará o Brasil em Mundial de Natação para Síndrome de Down
2. “R$ 23 milhões que poderiam ficar em Blumenau vão para Brasília”; prefeitura e entidades fazem apelo para contribuintes do IR
3. Quem é moradora de Blumenau que soma mais de 30 mil seguidores compartilhando experiências pelo mundo
4. Gilson de Souza surge como possibilidade de nome para compor chapa como vice de Egídio
5. Caso Tauana: namorado e amigo acusados de matar adolescente são condenados em Blumenau
Veja agora mesmo!
As histórias do “Luiz de Orobó”, personagem que marcou o futebol e agora está em Blumenau: