VÍDEO: Família Dias mantém tradição de Terno de Reis em Blumenau e região

Grupo familiar completou 100 anos em 2019 e continua se apresentando no período natalino

Dia 6 de janeiro é celebrado o Dia de Reis. Para muitos é o dia para desfazer as árvores de Natal, mas na cultura católica é a data que representa o dia em que os três reis magos encontraram Jesus na manjedoura para lhe presentear. Essa data também é lembrada muitas vezes pelo fim das apresentações de Terno de Reis.

Contudo, isso não quer dizer que as apresentações precisam acabar no dia 6. De acordo com José Dias, líder do Grupo Família Dias – um dos grupos mais conhecidos de Terno de Reis de Santa Catarina – não existe uma data específica para as apresentações pararem. “A gente atualmente vem parando no dia 6. Mas não é regra, já permanecemos até o fim do janeiro, e ainda tem grupos que param lá pelo dia 20, vai de cada um”, afirmou.

A Família Dias completou 100 anos de história em 2019. O grupo começou com o pai de José, Oliveira Moysés Dias, e a mãe, Damiana Maria Correa, em 1919, em Tubarão. Os anos foram passando, eles se mudaram para Presidente Nereu, em 1945, e chegaram a Blumenau em 1956.

Desde então o grupo de Terno de Reis permaneceu e foi crescendo com outros familiares iniciando as carreiras. “Hoje em dia somos em oito. Eu, minha esposa, dois filhos, dois netos e dois sobrinhos. São três gerações participando”, conta com orgulho Dias.

Atualmente eles diminuíram o número de apresentações em residências, como é a tradição. Isso porque após lançarem o primeiro CD, em 2000, começaram a receber diversos convites para participar de eventos nesta época do ano. E quanto mais discos lançavam, mais sucesso e mais convites para solenidades vieram.

“Nos últimos anos diminuímos muito porque vivemos viajando, mas ainda gostamos de nos apresentar. É muito gratificante você chegar numa casa e acordar uma família com a cantoria”, conta.

Terno de Reis

O Terno de Reis, como é conhecido em Santa Catarina, vem da cultura açoriana da região. Porém, em outras regiões do país pode ser chamada de Folia de Reis, Companhia de Reis, Reisado ou Festa de Santos Reis. Segundo Dias, o espetáculo é ir até a frente da casa das pessoas e começar a cantoria.

“A tradição mesmo do Terno de Reis é ir nas casas anunciando a chegada de Jesus. O grupo canta um refrão e o versador faz um verso de improviso. Aí pede pros moradores licença pro grupo cantar, pede pra acenderem a luz, pede pra levantarem e se gostarem pra receber o grupo dentro de casa”, conta Dias.

Pela tradição, os grupos realizam as cantorias entre o mês de dezembro e janeiro. A Família Dias este ano iniciou no dia 9 de dezembro, finalizando no dia 6 de janeiro.

 

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo