VÍDEO: Morador de Pomerode encontra bugio morto nos fundos de casa
Animal com suspeita de febre amarela foi localizado no bairro Testo Rega
Um morador de Pomerode registrou um momento triste neste fim de semana. Há alguns dias, Albert Ramlow, morador do bairro Testo Rega, notou que a presença de bugios no bosque próximo de sua casa estava diminuindo.
No sábado, 1, ele estava nos fundos de seu terreno quando sentiu um cheiro forte. Ao ir atrás do odor, encontrou um macaco morto. Ele acionou a Vigilância Epidemiológica do município, que o teria informado que este foi o oitavo primata encontrado morto apenas naquela semana.
Na tarde de quinta-feira, 30, a prefeitura de Pomerode confirmou que um animal encontrado morto no Testo Central havia contraído a doença. A cidade estendeu os horários de vacinação para garantir que a população busque a prevenção.
A doença não passa entre animais e humanos. A febre amarela é transmitida pela picada do mosquito que frequenta áreas silvestres e matas. A vacina é a única forma de se proteger. Todos com mais de nove meses de idade devem buscar um posto de saúde.
Há poucas semanas Albert havia registrado o mesmo bugio, uma fêmea, passando por entre as árvores com o filhote.
Casos na região
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, já foram registradas 64 mortes de macacos em 17 cidades desde o início do ano. Apenas em Blumenau, foram sete casos. Na terça-feira, 28, um macaco morto foi localizado em Gaspar. No dia seguinte, outro bugio com suspeita de febre amarela foi encontrado em Brusque.