VÍDEO – Parque Vila Germânica será palco de evento sobre Parkinson em Blumenau
Evento ocorrerá no dia 10 de abril
No mês de abril em Blumenau é celebrado o “Abril da tulipa vermelha”, mês dedicado ao Parkinson. Também em abril, no dia 11, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson. Com isso, a Associação Viva Parkinson realizará um evento beneficente no setor 1 do Parque Vila Germânica no dia 10 de abril, domingo.
O evento ocorrerá das 9h até às 22h e contará com a presença de várias atrações musicais e artísticas. Também terá serviços de bar e alimentação completa, incluindo Buffet de massas e molhos variados, no almoço especial. Entidades filantrópicas também estarão presentes, divulgando suas ações. Ainda haverá espaço infantil com brinquedos infláveis e outros brinquedos.
O cronograma de atrações podem ser conferidos aqui.
Associação
A Associação Viva Parkinson, promotora do evento é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Blumenau e que tem a finalidade de promover a integração entre pessoas envolvidas com o Parkinson, desenvolvendo ações para melhorar a qualidade de vida e alegria de viver dessas pessoas.
Ingressos
Os ingressos terão um valor simbólico de R$ 10 para quem quiser participar do evento. Já quem quiser almoçar no local, o valor é R$ 35 e não precisará comprar ingresso.
Os ingressos estão sendo vendidos no Alemão Batata, Restaurante Park Blumenau, Sorveteria da Vila, Postos Jóia (Antônio da Veiga e Rua 7 de setembro) e em todas lojas da Atolpet. Podem ser comprados pelo site Ingresso Live também.
“Os ingressos serão para pagar custos do evento, como montagem e desmontagem de palco, som e mesas”, explica Margit Mafra, presidente da Associação.
“Com a arrecadação do almoço beneficente gostaríamos de melhorar e equipar nossa sala de atividades físicas. A sala está pequena e com poucos materiais”, ressalta Margit.
Confira como é a sala:
A doença
O Parkinson é a segunda doença neurodegenerativa mais comum, porém, a que mais está crescendo atualmente. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas são acometidas pela doença em todo o mundo. No Brasil, a estimativa é que afeta 600 mil pessoas entre homens e mulheres.
A maioria dos casos é diagnosticada em pessoas idosas, mas pode acontecer com os mais jovens, chamada de Parkinson precoce. A doença começa a se desenvolver de forma lenta e silenciosa. Os principais sintomas motores são lentidão de movimentos, rigidez, tremores e instabilidade postural.
Porém, apresenta uma série de sintomas não motores que impactam muito na qualidade de vida dos pacientes. Estes sintomas invisíveis podem aparecer anos, ou até décadas, antes dos sintomas motores aparecerem.
Entre eles, distúrbios do sono, alterações de humor, ansiedade, depressão, alterações no olfato, na fala, constipação, entre outros.
O Parkinson vai muito além dos tremores. Por isso é importante conhecer para poder entender o paciente e buscar terapias que possam auxiliar. Infelizmente, ainda existe falta de informação, prejudicando o entendimento e o apoio ao paciente, que sofre muitas vezes com o preconceito.
É uma doença neurológica, degenerativa e progressiva, que ainda não tem cura. Além do tratamento médico, terapias complementares como fisioterapia, apoio psicológico, exercícios físicos, fonoterapia, são essenciais para melhorar os sintomas e a qualidade de vida das pessoas com Parkinson.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida: