+

VÍDEO – PM usa bala de borracha em indígenas para acessar barragem de José Boiteux

Três indígenas são levados feridos para o hospital

Três indígenas ficaram feridos na manhã deste domingo, 8, após um conflito com a Polícia Militar na barragem Norte, em José Boiteux. O helicóptero Arcanjo foi acionado.

De acordo com informações de um delegado da Polícia Federal que está no local, um dos indígenas ficou alterado e tentou pegar a arma de um policial. Com isso, a PM atirou com bala de borracha no homem. Outros dois indígenas também se aproximaram e foram alvejados.

Segundo o acionamento do Corpo de Bombeiros Militar, um deles ficou com ferimentos no abdômen, outro na perna e outro na coxa.

Conflito

Após decisão do governador Jorginho Mello de fechar as duas comportas da Barragem Norte, de José Boiteux, os indígenas se mobilizaram na noite desse sábado, 7, e montaram barricadas e fogueiras, na tentativa de impedir o fechamento da maior estrutura para contenção de enchentes do estado.

Os indígenas de José Boiteux participaram de uma reunião com a Defesa Civil de Santa Catarina, para negociar as condições para o fechamento das comportas, que quando utilizadas, são responsáveis por proteger principalmente a região de Blumenau.

No entanto, os indígenas seguem se posicionando contra à ação, pois temem que, com o fechamento, a barragem não contenha as águas que cairão e, com isso, eles tenham suas casas alagadas.

Durante a manhã deste domingo, 8, a Polícia Militar conseguiu acessar a barragem. Uma equipe da Defesa Civil realiza o fechamento das comportas da barragem.

Leia também:
1. Últimas notícias sobre as chuvas na região
2. AO VIVO – Veja imagens do rio Itajaí-Açu em Blumenau
3. Acompanhe em tempo real o volume de chuva por bairro de Blumenau
4. Cota de enchente em Blumenau: como consultar o nível de cada rua
5. Acompanhe em tempo real o nível do rio Itajaí-Açu em Blumenau
6. Qual nível o rio Itajaí-Açu transborda em Blumenau
7. Mapa interativo mostra pontos de alagamento em Blumenau

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo