VÍDEO – Polícia Civil de Blumenau faz paralisação parcial contra reforma da previdência de SC
Alguns serviços estão suspensos por tempo indeterminado
Os policiais civis que atuam em Blumenau aderiram nesta quinta-feira, 24, às manifestações contra a reforma da previdência anunciada pelo Governo de Santa Catarina. Com isso, alguns dos serviços prestados por eles estão suspensos por tempo indeterminado.
O delegado Ronnie Esteves, responsável pela Divisão de Investigações Criminais (DIC) da cidade disse que, até o momento, as negociações não avançaram: “O governo se mostra irredutível. Quer, de alguma forma, penalizar o serviço público, com exceção apenas dos militares”, disse ele.
As manifestações
Em Blumenau, os policiais realizaram uma cerimônia simbólica de entrega de armas e coletes em frente à Central de Plantão Policial (CPP). Eles garantem que irão permanecer trabalhando em regime parcial até que a situação seja resolvida.
Esteves explicou que as delegacias civis não estão realizando operações externas no momento e elencou: “Investigações, diligências, fiscalizações de Covid-19, jogos e diversões, intimações, cumprimento de busca e apreensão, de mandado de prisão, dentre outros, essas atividades estão suspensas.”
Confira o vídeo:
Relembre o embate
A revolta da Polícia Civil de Santa Catarina com a reforma da previdência deu início a um movimento em protesto ao governo estadual. A operação se chama “Segurança em Alerta”.
Conforme noticiado pelo jornal O Município Blumenau na última quarta-feira, 23, o delegado Ronnie Esteves já havia alertado que caso o governador Carlos Moisés não atenda aos pedidos da categoria em uma reunião marcada para a manhã, os policiais da DIC iriam aderir à operação.
“Já que ele disse que não desempenhamos uma atividade de risco, não precisamos de algemas, coletes à prova de balas e armas. Vamos formalizar a devolução desses objetos. Sem dúvida tudo isso vai impactar na prestação dos nossos serviços”, alertou o delegado.
Nas redes sociais oficiais da DIC de Blumenau, os policiais fizeram uma postagem explicando a situação para a população. Confira:
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube