VÍDEO – Quase 10 kg de esmeraldas são apreendidos na BR-470, no Alto Vale
Veículo foi abordado após denúncia anônima
Quase 10 kg de pedras semelhantes a esmeraldas foram encontradas no porta-malas de um automóvel na BR-470. A Polícia Rodoviária de Rio do Sul, no Alto Vale, flagrou o crime na tarde desta quinta-feira, 13, após uma denúncia anônima.
Os 9,8 kg de pedras estavam dentro de duas bolsas em um Fiat Fastback com placas de Concórdia, Oeste Catarinense. O veículo foi abordado no pátio de um posto de combustíveis às margens da rodovia.
Algumas das pedras estavam lapidadas e outras ainda em estado bruto. Dentro do veículo havia dois casais. O motorista afirmou que adquiriu as gemas através de sites na internet. As pedras, que valeriam R$ 300 mil, seriam usadas para comprar veículos no Alto Vale.
Os minerais e os quatro envolvidos foram levados à Polícia Federal (em Itajaí. O delegado federal enviará o material à Agência Nacional de Mineração (ANM), para verificar a autenticidade e a possível procedência das pedras.
Os dois casais foram liberados pelo delegado, mas podem responder pelo crime de usurpação de patrimônio da União. Segundo a lei 8.176/91, o transporte e a comercialização de matéria-prima pertencente à União, sem autorização legal, constitui crime contra a ordem econômica.
Leia também:
1. Ministério do Meio Ambiente estuda reconhecer “emergência permanente” em Blumenau e outras mil cidades
2. Após manifestação, Coteminas paga salários atrasados de funcionários
3. Vereadores de Blumenau se encontram com ministro Flávio Dino e pedem alterações em lei federal
4. Dois pontos da BR-470, em Blumenau, terão alterações devido a obras
5. GALERIA – Recomeço: comunidade une forças para reformas do CEI Cantinho Bom Pastor após atentado