VÍDEO – Saiba como está Antonella pouco mais de um ano após receber a medicação

Menina esteve nos EUA em fevereiro de 2020

VÍDEO – Saiba como está Antonella pouco mais de um ano após receber a medicação

Menina esteve nos EUA em fevereiro de 2020

Cláudia Hostin

Antonella, que recebeu a medicação nos Estados Unidos em fevereiro de 2020, comemora junto da família a cada evolução do seu tratamento.

Em 13 de fevereiro de 2020, após uma longa campanha, a solidariedade dos brasileiros, sobretudo da região do Vale do Itajaí, rendeu frutos: a pequena Antonella pôde receber a dose do remédio Zolgensma, disponível, à época, apenas nos EUA.

A mãe de Antonella, Evelize, conta que a filha continua progredindo conforme o esperado pelos médicos: “Hoje ela já tem mais força nos braços e pernas. Consegue fazer alguns sinais com a mãozinha, sustenta melhor a cabeça, consegue levantar os pezinhos e quadril.”

“Agora que ela tem mais movimentos, quando ela percebe que consegue fazer algo que não fazia antes, ela fica toda feliz”, comentou Evelize, mãe da menina.

A fisioterapeuta iniciou um protocolo de semi oclusão da traqueostomia para que ela aprenda a respirar pelo nariz e mais para frente poder tirar a traqueostomia. Agora, dependendo do dia, ela já consegue ficar de oito a dez horas sem o auxílio da ventilação mecânica para respirar.

A pequena faz acompanhamento com fisioterapeuta três vezes ao dia, todos os dias da semana. As consultas com fonoaudióloga acontecem 5 vezes na semana e a terapia ocupacional ocorre 3 vezes na semana.

Antonella ainda tem consultas periódicas com um neuropediatra de São Paulo. O médico, que antes vinha para Blumenau, agora faz as consultas por vídeochamada por conta da pandemia da Covid-19.

Agora, a família aguarda o fim da pandemia para que ela possa fazer a retirada do aparelho de traqueostomia. Porém, Antonella ainda deverá passar por uma cirurgia para a retirada de alguns granulomas que estão obstruindo a passagem de ar.

A retirada da traqueostomia só poderá ser feita depois desta cirurgia, para que a respiração da pequena não fique prejudicada.

Confira um vídeo feito durante uma das sessões de fisioterapia:


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo