VÍDEO: Seis casas são atingidas por deslizamento e queda de muro em Brusque
Defesa Civil e Fundema atenderam ocorrência na madrugada desta segunda-feira
Na madrugada desta segunda-feira, 1º, por volta das 1h30, os agentes da Defesa Civil de Brusque atenderam uma ocorrência de deslizamento e queda de muro, na rua José Reis, bairro Zantão. No local, a equipe verificou que seis residências geminadas foram atingidas pelo deslizamento, bem como pelos escombros da estrutura. Ninguém se feriu.
“Notificamos os moradores para utilizarem os cômodos da parte da frente da residência e realizarem um constante monitoramento. Também orientamos, para que os imóveis sejam evacuados no caso de incidência de chuvas. Na manhã do mesmo dia, a equipe retornou ao local para nova avaliação das condições de segurança”, explica o coordenador da Defesa Civil, Alessandro de Sousa Junior.
A Fundação do Meio Ambiente (Fundema) foi notificada pela Defesa Civil sobre a ocorrência. No período da tarde desta segunda-feira, a superintendente do órgão ambiental, Ana Helena Boos, também esteve no local dos deslizamentos.
“No começo da tarde nos dirigimos junto com a Defesa Civil à localidade, para averiguar os fatos. Nesta vistoria foi lavrado um auto de notificação para o proprietário do empreendimento, para que ele faça o projeto do novo muro de contenção do excesso de barro. Também foi emitida uma licença, para que possam ser retirados o excesso de barro e os escombros, que desceram com a enxurrada”, explica Ana.
De acordo com ela, o projeto de contenção das águas, para que as casas não sejam mais afetadas, deve ser apresentado à Fundema no prazo de 15 dias. As edificações têm aproximadamente dois anos de construção.