VÍDEO – Veja como foi operação policial que investiga homicídio em condomínio de Blumenau
Ação contou com a participação de 40 policiais
A Polícia Civil realizou a operação Ignavos na manhã desta segunda-feira, 27, no Condomínio Figueiras, no bairro Passo Manso – região conhecida como “Brooklin” – para coletar provas da morte de Marcelo dos Santos, de 53 anos, que ocorreu em dezembro.
A ação contou com a participação de 40 policiais. Colaboraram policiais civis de Pomerode, Indaial, do Núcleo de Operação com Cães (NOC) de Itajaí e do Serviço Aeropolicial (SAER).
A operação
Inicialmente a operação visava cumprir nove mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporário, a fim de angariar provas da autoria do crime de homicídio de Marcelo.
Um dos alvos era um homem, de 37 anos, que estava com mandado de prisão temporária, com prazo de 30 dias. Ele foi localizado na sua residência, onde foram encontrada diversas porções de maconha, dinheiro, rolo de plástico filme, balança de precisão, sendo então dado voz de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Um adolescente 16 anos possuía um mandado de busca e apreensão domiciliar no CASEP. Em sua residência foram encontradas drogas embaladas, prontas para comercialização, aparelhos celulares e balança de precisão.
Uma mulher investigada também recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de falsa identidade após se passar pela sua mãe, sendo instaurado um termo circunstanciado para apurar a conduta. Por fim, um homem de 18 anos foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Todos os suspeitos foram conduzidos à sede da DIC de Blumenau, onde foram interrogados. Os homens maiores de idade foram encaminhados ao Presídio Regional de Blumenau, e o adolescente ao CASEP de Blumenau, ficando todos à disposição da Justiça.
Investigação do crime
Na operação, foi apreendido ainda um vasto material que será analisado durante o inquérito policial que apura a autoria do crime contra Marcelo. Um homem, que teria cargo superior na organização criminosa responsável pelo homicídio, foi preso e o suposto executor da vítima está foragido.
Os demais alvos da investigação também estariam envolvidos no crime e a polícia coletou diversos celulares e objetos. As investigações ainda continuam.
Veja como foi a operação
O crime
Segundo o delegado Bruno Fernando, as investigações apuram que a morte de Marcelo esteja relacionada a uma organização criminosa que atua em todo estado de Santa Catarina.
Marcelo dos Santos morreu na madrugada do dia 12 de dezembro, no Hospital Santo Antônio, após ser vítima de espancamento no interior de um apartamento em Blumenau. O crime teria acontecido após a vítima ter sido “decretada” por integrantes de uma organização criminosa, atuante em Santa Catarina, por ter se envolvido em conflitos com moradores do residencial.
De acordo com a Polícia Civil, tudo iniciou por volta das 21h do dia 11. Marcelo foi levado até um dos apartamento conhecido como “cantinho do castigo” e agredido por diversas pessoas, gerando lesões que deram causa a sua morte por traumatismo cranioencefálico.
A vítima teria chegado em casa com diversos ferimentos pelo corpo, causados por socos e pontapés. A filha dele chamou o Corpo de Bombeiros, que acionou a Polícia Militar. No local foi possível confirmar apenas que ele havia sido agredido, mas sem detalhes de quem ou quantos agressores. Ele foi levado ao hospital, mas morreu horas depois.
– Assista agora:
Vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, conta sobre sonho de ser dentista e perdas na família