Vigilante é preso por porte ilegal de arma de fogo dentro de escola em Blumenau

Caso aconteceu na noite dessa terça-feira

Um vigilante de 46 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo pela Polícia Militar na noite desta terça-feira, 11, na EBM Vidal Ramos, localizada na rua Antônio Treis, bairro Vorstadt, em Blumenau. O caso aconteceu por volta das 23h30.

As informações da PM indicavam que o responsável pela fiscalização das escolas municipais da empresa Orcali, ao realizar a verificação de acionamento de alarme na escola, percebeu que o vigilante do local estava armado com um revólver Calibre.38 e ao ser questionado sobre o fato, ficou nervoso.

Ao chegar no local, os policiais conversaram com o homem que os acionaram. Ele relatou que foi acionado pela sua central para atendimento devido um disparo de alarme na EBM Vidal Ramos. Quando chegou no local, constatou que havia um vigilante.

Ele se identificou, explicando o motivo de estar no local. Nesse momento, fora da escola, ele percebeu um volume no bolso da frente do vigilante, compatível com a silhueta de uma arma de fogo.

Após a abertura do portão, confirmou que o objeto no bolso se tratava de um revólver. O homem perguntou ao vigilante se possuía porte ou autorização para trabalhar armado e de quem seria a propriedade do armamento, ocasião em que se iniciou um atrito verbal sobre o assunto.

O homem então realizou a averiguação do alarme e se retirou das dependências da escola, fazendo o acionamento da Polícia Militar para averiguar a situação. No intervalo do acionamento até a chegada das viaturas, percebeu que o vigilante foi até alguma sala e retornou desarmado para a guarita.

A PM tentou conversar com o vigilante, porém ele não colaborou e negou deixar a equipe entrar na escola. Então, os policias entraram pulando o muro.

Arma encontrada

O vigilante foi submetido à busca pessoal e, após revista, confessou ter armazenado a arma em seu armário na sala dos professores. Os policiais foram até a sala e localizaram o revólver Taurus, RT856, calibre .38, com seis munições intactas.

Perguntado sobre estar portando a arma, o homem declarou que é vigilante da Prefeitura de Blumenau e que trabalha há 6 anos na EBM Vidal Ramos e que devido a ter duas armas de fogo da empresa Orcali trancadas em um cofre dentro da escola, tem receio que criminosos possam entrar para pegá-las.

Segundo ele, já houve tentativas de subtraí-las, por isso, ele leva a arma particular para o serviço. Além disso, o vigilante comentou que por se tratar de um lugar vazio à noite, tem medo que ocorra algum crime. Ainda de acordo com o vigilante, o homem da Orcali achou que ele estaria utilizando as armas da empresa, por serem parecidas.

A Polícia Militar informou que o homem não tinha nenhuma documentação relacionada a arma de fogo encontrada. Diante dos fatos, os envolvidos foram encaminhados a Central de Plantão Policial para os procedimentos cabíveis.

Nota da prefeitura

A Prefeitura de Blumenau emitiu uma nota sobre o caso. Confira:

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Administração, reitera que a vigilância patrimonial (própria e contratada administrativamente – temporários) tem como objetivo zelar pelo patrimônio público, acionando as autoridades policiais competentes sempre que necessário. Não é armada e nem tem autorização para o uso de armas.

Já sobre o caso em questão, assim que tomamos conhecimento, iniciamos imediatamente as diligências, investigações e medidas legais de praxe, já que o fato ocorreu no turno/escala da atividade laboral do indivíduo.

Apesar de ser rotina, a Diretoria de Patrimônio ratifica que intensificará o acompanhamento, fiscalização e instrução desses agentes de vigilância, para que fatos como esse não voltem a ocorrer. Um processo administrativo foi aberto e, até finalizar, ele segue em atividade, mas foi transferido de função de forma emergencial.


Assista agora mesmo!

Bolinho de batata doce com atum: aprenda a preparar receita saudável e saborosa:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo