Por Stêvão Limana

Marcado para os dias 6 e 7 de julho no Parque Vila Germânica, o Prêmio Queijo Brasil desembarca em Blumenau para reconhecer, valorizar e estimular a produção de queijos no país. O evento é promovido pela Associação de Queijeiros e é um dos mais conceituados do ramo no país. Em 2023, a edição será dividia em quatro etapas: premiação, feira, palestras e desafio.

Os queijos submetidos ao concurso serão avaliados por diversos jurados experientes no assunto, que irão levar em consideração quesitos como: aparência dos queijos, interna e externa, aromas, textura em boca, sabor e equivalência ao estilo.

Podem participar do concurso todas as queijarias com qualquer tipo de registro sanitário: SIM, SIE, SIF, SISBI e Selo Arte.

Para quem quiser, ainda dá tempo de se inscrever clicando aqui.

Em paralelo ao concurso também ocorre a Feira de Produtores, um espaço destinado para o networking de produtores, comerciantes e donos de restaurante e para o público conhecer os diversos tipos de queijos.

Já está confirmada a participação de mais de 30 queijarias, além de 15 estandes com marcas do gênero, como produtores de azeites de oliva, cafés, charcutarias, embutidos, cervejas, vinhos e geleias. A feira funcionará de sexta a domingo a partir das 12h.

A organização também está organizando um cronograma de palestras sobre assuntos relevantes ao segmento queijeiro e gastronômico brasileiro. A pretensão para esta edição é introduzir a gastronomia, envolvendo chefs de cozinha, bares e restaurantes para que possam oferecer refeições durante as palestras, além de compartilhar conhecimento. A divulgação dos nomes dos palestrantes acontecerá em breve.


Cônsul da Áustria em Blumenau ensina a preparar um delicioso Hackepeter moderno: