Saúde à Mesa

Formada em Nutrição pela Furb, Vanessa de Souza atende em Blumenau e publica semanalmente sobre saúde e boa alimentação.

Você já ouviu falar em nutrição funcional? Saiba mais sobre o termo

O que esse termo significa? Será que é uma nutrição que realmente funciona, ao oposto de dietas que só vendem promessas? Não é nada disso, apesar dessa última pergunta não estar de todo errada. A nutrição funcional tem como ideia ser uma ciência que estuda o ser humano como um todo, e não como órgãos e partes dividias, e aplica estratégias alimentares baseada em mudanças do estilo de vida.

Já é de conhecimento de todo mundo que os alimentos carregam muitos nutrientes com eles, e não apenas calorias. E é nessa questão que a nutrição funcional está inserida, ela vem pra te mostrar o poder de cura que a sua alimentação pode ter, e deixa um pouco “de lado” o foco das calorias. Afinal de contas, se o único fator importante fosse contar calorias, você poderia comer apenas alimentos calóricos e açucarados, desde que ficasse na faixa de 1000-1500 calorias por dia. Mas com o estudo do corpo humano sabemos que não é bem assim que as coisas funcionam.

Estar visualmente magro não é sinônimo de saúde, assim como estar acima do peso não necessariamente é sinônimo de doença. Há muito mais por trás dos mecanismos e engrenagens do nosso corpo. Consumir açúcar pode não necessariamente te engordar, mas ele com certeza pode provocar uma série de doenças se consumido em excesso. Entende onde estou querendo chegar com isso? Nem tudo se resume a calorias.

Com as diretrizes da nutrição funcional podemos ter um olhar melhor para cada paciente, e ver ele como um ser humano e não como uma máquina de seguir dietas restritivas. Podemos olhar para um alimento e não ver apenas suas calorias, mas todo seu potencial de cura para o organismo. É entender que apesar de um abacate ser mais calórico do que uma barrinha de cereal, ele pode te trazer mais benefícios e provavelmente assim você terá menores chances de aumentar de peso.

Você já deve ter percebido que eu sou fã dessa linha da nutrição não é mesmo? E é uma linha que vem ganhando muita força, com evidencias científicas de peso comprovando seus resultados com a melhora da saúde de quem a adota.

Mas não se engane, não estou aqui para fazer propaganda, e sim te mostrar mais uma vez que ao oposto do que a mídia tenta te vender, contar calorias não é assim tão determinante para adoção de uma vida saudável. Busque profissionais que estão realmente interessados na sua saúde e qualidade de vida, e que irão te direcionar para o caminho certo, e não para o que dá resultados mais rápidos para eles.

Vanessa Souza
Nutricionista
CRN10 7320


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo