Na última quinta-feira, 27, foi assinada a ordem de serviço para a liberação de uma verba de R$ 2,02 milhões para a reforma total do Conjunto Educacional Pedro II, localizado na região central de Blumenau.

A obra tem 180 dias para ficar pronta e será executada a troca de pisos e janelas, nova pintura, reforma dos banheiros, nova rede elétrica e instalações hidráulicas, readequação dos ambientes com a reestruturação de paredes, reforma do telhado e também a reforma de todo o ginásio de esportes.

Mas a peregrinação para a busca desses recursos começou mesmo em março de 2019, quando o deputado Ricardo Alba (PSL) assumiu um compromisso com o vereador Gilson de Souza (Patriotas), que já tinha conversado com o Sr. Jadir Booz, antigo diretor do colégio, para convencer o secretário de educação do estado, Natalino Uggioni, para garantir uma verba no orçamento do governo para viabilizar a obra.

No mesmo mês o deputado enviou um requerimento, via Assembleia Legislativa, para começar os trâmites para incluir na lista de obras das escolas a reforma do Pedro II. Em abril de 2019 Alba teve a primeira reunião com o secretário de estado e em junho do mesmo ano o próprio secretário Natalino foi até a Assembleia para conversar com o deputado blumenauense para alinhar o início do projeto.

Durante mais de um ano, segundo o coordenador regional de educação, Osvaldo da Silva Sobrinho, foram feitas várias reuniões em Blumenau para que não se perdesse a oportunidade de conseguir o dinheiro para a urgente reforma do Pedro II, tendo inclusive recebido, em outubro de 2019, a visita do secretário de educação do estado que prometeu dar agilidade no edital.

Mas, assim como a verba do Centro de Convenções de Blumenau, a reforma do colégio Pedro II só seria assinada em 2021, pois a secretaria da fazenda junto com o grupo gestor havia informado que o governo estava com problemas de caixa e a verba não sairia em 2020.

Então na quinta-feira, 21, o deputado Ricardo Alba teve que ir pessoalmente à sede administrativa do governo para que, como toda a documentação já tinha sido aprovada, se liberasse imediatamente os R$ 2,02 milhões para fazer a reforma, como havia sido combinado com a secretaria de educação.

Depois de um telefonema para o secretário Natalino Uggioni, Alba conseguiu a liberação dessa verba para este ano e já agendou com o secretário a assinatura da ordem de serviço para uma semana após, como ocorreu no dia 27 de maio.

Ainda há obras a serem feitas

Ainda no governo de Raimundo Colombo, o colégio Pedro II havia iniciado a construção de um novo ginásio, do lado do outro ginásio mais antigo, mas com a mudança de governo as obras pararam e ainda há a necessidade das finalizações e também a reforma total do antigo prédio da Sociedade Ginástica Blumenau, que está interditado pelo Corpo de Bombeiros desde 2013 por conta da deterioração do telhado, que tem risco de desabar.

Em novembro de 2019 o colégio foi interditado pela Defesa Civil e foi obrigado a fazer obras emergenciais na passarela e no forro dos corredores para poder receber os alunos para o término do ano letivo.

O prédio do Pedro II, no morro da rua Floriano Peixoto, que foi cedido para a implantação do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires, é mantido com verbas da própria Polícia Militar de SC, e o campo de futebol usado pelas duas escolas recebe a manutenção através de uma patota de esportistas amigos do colégio que fazem a roçada quinzenal.