Última semana de férias escolares. Em poucos dias as crianças retornam as suas atividades normais. Há quem conseguiu manter a rotina das crianças e houve quem não se acostumou. E por ai, como foram as férias? Compartilha comigo por Insta!

Com todo esse contexto, vamos falar um pouco então sobre rotina? Quando falamos em bebês e crianças, esse assunto é sempre muito pertinente, não é?! Mas você sabe por que é tão importante?

Rotina é uma “sucessão de eventos diários” e que se repetem todos os dias da mesma forma. Seguir a mesma ordem de atividades além de organizar melhor o dia a dia, também deixa a criança mais tranquila e segura, pois ela consegue saber o que virá na próxima atividade. Isso gera menos ansiedade e mais colaboração.

Uma boa rotina compreende períodos de descanso (sono), alimentação e atividades (estudo, brincadeiras). Uma tríade que deve estar em plena harmonia, visto que um depende do outro e também beneficia um ao outro.

Veja mais alguns benefícios de uma rotina adequada à idade (sim, pois as necessidades mudam conforme a idade):

• Organização dos períodos de soneca: garantir descanso nos momentos que a criança precisa, é fundamental para uma boa noite de sono, para recuperar as energias e consolidar a memória.
• A criança que tem uma rotina estabelecida é mais estável e segura e com isso aprimora sua aprendizagem.
• Auxilia no desenvolvimento da confiança, segurança e autonomia.
• Auxilia na construção da noção de tempo.
• Permite organização das atividades não somente das crianças, mas também dos pais, permitindo que organizem suas atividades e afazeres, e que possam descansar também.
• Por último um dos maiores benefícios da rotina: auxiliar pais e cuidadores a identificarem com maior facilidade as necessidades de seus filhos, pois com a organização citada acima, eles saberão se a criança está com fome ou sono, por exemplo.

Compartilha comigo como está a rotina na sua casa? Me manda um Whats (47) 8431-8359 ou mensagem no Instagram, vamos conversar mais sobre isso. Semana que vem publico as respostas sobre o tema.

Até lá!

Deixe uma resposta