Bebê é o primeiro caso confirmado de meningite viral em Gaspar

Saúde alerta para a importância da vacinação e atenção aos sintomas

A Prefeitura de Gaspar informou que foi confirmado o primeiro caso de meningite viral na cidade neste ano. O caso foi confirmado nesta quinta-feira, 21. O paciente é um bebê, menor de um ano. Ela está estável e segue em tratamento em casa.

A Secretaria de Saúde alertou também para a necessidade de vacinação e atenção aos sinais e sintomas. A vacina Meningocócica C (Conjugada) é feita aos 3 e 5 meses de idade, com uma dose de reforço aos 12 meses. Em Gaspar a vacina está disponível em todas as salas de vacinação das unidades de saúde.

O que é meningite e como prevenir? 

Meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem e protegem o Sistema Nervoso Central. Existem vários tipos de meningite. A doença atinge pessoas de qualquer idade, mas principalmente as crianças. Entre os sintomas estão febre, mal-estar, dores pelo corpo, cansaço e fraqueza, além de rigidez na nuca.

A meningite é contagiosa e, por isso, outras formas de prevenção são: manter a higiene corporal; lavar as mãos várias vezes ao dia; ter higiene rigorosa com pratos e talheres usados pelo doente, bem como mamadeiras e chupetas.

Além de conservar a casa limpa e arejada e, se possível, ensolarada, principalmente os quartos; evitar locais fechados, cheios de gente e mal ventilados; manter as salas de aula ventiladas, com portas e janelas abertas.

Todos os cuidados com relação à limpeza e ventilação estão sendo tomados nas unidades escolares municipais. A Secretaria de Saúde orienta que, a qualquer sinal de sintoma, procure atendimento médico imediato.

Leia também:

1. Identificado pai morto com tiro na cabeça pelo filho em Camboriú
2. Inadimplência: número de endividados de Blumenau reduz 0,4%, mas total da dívida sobe 4%
3. AGORA – Cerca de 6 mil unidades no bairro Velha ficam sem energia em Blumenau
4. Estudantes da Furb são selecionados para participar de simulação internacional sobre mudanças climáticas
5. Mulher que morreu em acidente na BR-470, em Lontras, era enfermeira e deixa dois filhos


Veja agora mesmo!

Construída pela comunidade, Sociedade 1º de Janeiro busca conservar tradições:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo