Blumenau elimina transmissão do HIV entre mães e bebês

Cidade foi uma das primeiras no estado a receber certificado

Blumenau recebeu nesta quarta-feira, 7, um certificado da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, que é a transmissão entre mães e bebês. Esse é o primeiro ano de inscrição, e o município foi uma das quatro cidades de Santa Catarina a receber esse reconhecimento por eliminar a TV do HIV, e a premiação aconteceu em Brasília.

A coordenadora municipal de vigilância epidemiológica, Juliana Ludwig Quintani, esteve na premiação e para ela, receber a certificação pela eliminação da transmissão vertical do HIV é uma conquista muito importante para o município de Blumenau.

“É o resultado de todo o trabalho realizado pela equipe do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (CEDAP), acompanhando as nossas gestantes e entregando uma assistência de qualidade para a população”, comemora a coordenadora.

Marcelo Lanzarin, secretário de promoção da saúde, parabeniza a equipe do CEDAP pelas ações realizadas. “O acompanhamento integral da gestante positiva para o HIV é excepcional. Foram anos de trabalho com todos os nossos colaboradores, capacitações, investimentos em melhorias, informação e tratamento”, enfatiza Lanzarin.

Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV

Fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes. Com este objetivo, o Ministério da Saúde (MS) concedeu a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV – que é a passagem do vírus para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Para ter a certificação é preciso que o município atinja os indicadores de impacto, que se referem aos últimos três anos da análise, como a taxa de incidência de novas infecções de HIV em criança por ano de nascimento e a proporção anual de crianças infectadas pelo HIV.

São elegíveis à certificação municípios com mais de 100 mil habitantes e que atendam aos critérios estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como: a qualidade dos programas e serviços de saúde; da vigilância epidemiológica; dos laboratórios; das questões referentes ao respeito aos direitos humanos, igualdade de gênero e a participação da comunidade.

Leia também:

1. Gerente de banco e ex-jogador de futebol são presos por envolvimento em assalto que terminou com morte em Blumenau
2. Blumenau tem mais de 900 cartões do transporte coletivo bloqueados por uso indevido em 2022
3. Diretor-presidente de empresa que opera a TVL de Blumenau morre
4. Calendário de pagamentos do INSS em 2023 é divulgado
5. VÍDEO – Vereadora é agarrada e beijada por colega em sessão da Câmara em SC

– Assista agora:
Joanna Tomio conta como emagreceu e se tornou referência no assunto

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo