Blumenau pode ter a língua alemã como o idioma oficial do município. É o que busca o projeto de lei de autoria do Executivo. O projeto tem o objetivo de resgatar e preservar a herança cultural no município, mas deixa claro que não será obrigatório usar o idioma nos documentos oficiais.

A informação foi divulgada pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, em ato que ocorreu na tarde desta segunda-feira, 11, durante o lançamento dos 200 anos de imigração Alemã no Brasil.

Segundo o prefeito, a imigração alemã enriqueceu a diversidade cultural e deixou um legado que perdura até os dias de hoje em Blumenau. “Isso não só fortalecerá nossos laços com a cultura germânica, mas também abrirá portas para negócios internacionais e enriquecerá nossa diversidade linguística”, disse em um post nas redes sociais.

Preservando a herança cultural

O secretário de Cultura, Sylvio Zimmermann explica que a proposta para que o alemão seja reconhecido como idioma oficial de Blumenau tem o objetivo de promover a preservação e valorização da cultura e da identidade dos imigrantes que ajudaram a construir a cidade, bem como daqueles que ainda mantêm viva essa tradição.

“O reconhecimento do alemão como idioma oficial é uma forma de homenagear os imigrantes que foram os pioneiros na colonização de Blumenau e que contribuíram significativamente para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região. Ao reconhecer o alemão como idioma oficial, a cidade está valorizando a história e a identidade desses indivíduos e de suas famílias”, destaca.

Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau

Ele também pontua que o reconhecimento é uma forma de respeitar e preservar a cultura e as tradições da população blumenauense que ainda fala o idioma no dia a dia. “Para muitos habitantes da cidade, o alemão não é apenas uma língua, mas sim um importante símbolo de sua identidade e pertencimento cultural”.

Sylvio também ressalta que o alemão foi alvo de medidas repressivas durante a campanha de nacionalização promovida pelo governo Getúlio Vargas, que proibiu o uso do idioma e o criminalizou em diversos contextos. De acordo com o secretário, reconhecer o alemão como idioma oficial seria uma forma de reparar a injustiça histórica e promover o resgate do uso do idioma, além de acabar com qualquer tipo de preconceito relacionado ao alemão.

“No entanto, é fundamental esclarecer que a proposta legislativa não implica em obrigar o município a utilizar o alemão em documentos oficiais. O objetivo principal é simplesmente reconhecer e valorizar o idioma alemão como parte integrante da herança cultural dos antepassados de Blumenau e como uma manifestação cultural legítima da comunidade local”, salienta.

O texto segue para análise na Câmara de Vereadores e o governo espera que o projeto seja aprovado.

Leia também
1. De jatinho, família de Silvio Santos volta para casa após passagem por Blumenau
2. VÍDEO – Conheça Jayne Martins, a “agropaty” pomerodense que está chamando atenção após lançamento de música sertaneja
3. Colega de trabalho encontra mulher de 25 anos morta dentro da própria casa em Blumenau
4. Após edição de sucesso em Blumenau, Festival da Cerveja pode ser realizado em outros estados
5. Homem é detido após fazer confusão em lanchonete portando arma de fogo em Blumenau


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro Velha Central mantém tradição secular na comunidade: