Encontrado corpo da segunda vítima da enxurrada na Itoupavazinha, em Blumenau
Isabel Cruz, 52 anos, foi empurrada para fora do Sandero que afundou em ribeirão
O corpo de Isabel Cruz, 52 anos, foi encontrado na manhã deste domingo no bairro Itoupavazinha. Ela estava desaparecida desde o fim da tarde de sábado. Isabel era a passageira de um Renault Sandero que foi arrastado pelas águas de um ribeirão. O corpo estava a cerca de 2 quilômetros do local onde o carro sumiu sob as águas.
O trabalho de resgate foi retomado pela manhã, após ser interrompido à meia-noite de sábado. Pouco antes, por volta das 22h, as equipes de resgate haviam encontrado o corpo do marido dela, João Carlos Haskel, 59. Ele estava dentro do automóvel. Segundo o relatório dos bombeiros, os vidros dianteiros e laterais quebraram e a mulher foi empurrada para fora.
O veículo estava submerso na rua Osmar José dos Santos, uma via próxima ao local onde sumiu em meio à correnteza. Várias pessoas presenciaram o momento em que o Sandero foi levado, uma delas registrou a cena em vídeo.
A ponte que aparece nas imagens fica na rua Rubens Pacheco, na Itoupavazinha. No dia a dia, o córrego que passa pelo local nem de longe se parece com o rio barrento das imagens.
Segundo a prefeitura de Blumenau, foram 101 milímetros de chuva em três horas na estação meteorológica da Itoupavazinha. A média histórica para todo o mês de março na cidade é de 147 milímetros. A chuva pesada também causou alagamentos, deslizamentos e estragos em diversos bairros de Blumenau. Mas nada comparado ao que houve na Itoupavazinha.
“Nossa preocupação é com a previsão do tempo para a tarde de amanhã (domingo). A situação prevista é parecida, com chuva que pode cair a qualquer momento em qualquer região da cidade”, informou o vice-prefeito Mário Hildebrandt.
Resgate dentro de casa
Nas ruas Berta Mette e Henrique Mette, o Corpo de Bombeiros resgatou diversas pessoas que ficaram ilhadas dentro de casa durante a chuvarada. Todas foram deixadas em locais seguros e nenhuma precisou ser levada ao hospital.
Houve diversos deslizamentos na localidade. O maior deles fechou a rua Christiano Karsten, que liga a Itoupavazinha ao Testo Salto. Até 21h de sábado, 65 ocorrências haviam sido atendidas pela Defesa Civil em toda Blumenau.
Alagamentos atingem escola e creches
Como o solo já estava molhado devido ao tempo instável dos últimos dias, diversas ruas encheram d’água em Blumenau. Houve alagamentos em pontos como a rodoviária, a rua São Paulo (esquina com Camboriú), Antônio da Veiga, Almirante Barroso e no trevo do Celeiro do Vale, na BR-470.
A água atingiu salas da Escola Básica Municipal Machado de Assis, na Itoupava Seca, e creches dos bairros Badenfurt e Itoupavazinha. De acordo com Hildebrandt, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos vão a campo neste domingo para desbloquear vias interrompidas por quedas de barreira e limpar bens públicos atingidos.
Conforme a Celesc, mais de 15 mil unidades consumidoras ficaram sem energia na regional de Blumenau devido às chuvas. Às 6h30 deste domingo, ainda havia 1.160 imóveis sem luz na região.