+

Castelinho “oculto” de Blumenau está em reforma para abrir as portas ao público

Casarão é localizado atrás do Teatro Carlos Gomes

O Castelinho na rua Namy Deeke, conhecido por ficar oculto entre árvores e outras edificações, está em reforma para abrir as portas ao público. A Ros Imóveis, imobiliária de Blumenau e região desde 1976, é quem está à frente do processo de renovação do prédio.

Segundo eles, o local está registrado como patrimônio histórico, embora ainda não esteja tombado. “Nosso objetivo é preservar a história e arquitetura”, explica a imobiliária.

Em breve, a casa vai estar reformada e ocupada, porém, a arquitetura antiga não irá mudar. A Ros Imóveis irá incluir o seu escritório corporativo no local, assim como a Câmara México Brasil, implantada no prédio pelo cônsul honorário do México Valter Ros.

Além disso, um espaço gastronômico está em negociação com ampliação de deque para o atendimento ao público, será feito no pavimento térreo, assim como um estacionamento rotativo. A estimativa é entre março e junho para o término da reforma e atendimento. “Esse imóvel é muito especial para nós”, explica Carlos Henrique Ros, proprietário da ROS Imóveis e responsável pela negociação do novo espaço e restauração do Castelinho.

Ros Imóveis/Divulgação

História

Antônio Euzébio Reinert e Stefânia Michels Reinert, mais conhecidos como Tonico e Fanny, construíram o Castelinho nos anos 50. Desenvolvido por um arquiteto alemão, a casa tem traços semelhantes aos castelos da Baviera, possuindo até uma torre de observação.

Ivo Antônio Reinert Prim, neto do ex-proprietário da casa – que faleceu em 2016 aos 45 anos – publicou no grupo de Facebook Antigamente Blumenau a história do imóvel. Ele morou na casa desde a infância, porém, em 1983, o Banco Francês e Brasileiro, depois incorporado pelo Banco Itaú, comprou o imóvel.

“Com cinco quartos na parte superior, sala de jantar, copa, cozinha, bar e três salas de estar, o projeto causou certo furor ao incorporar ‘inacreditáveis’ três banheiros na sua estrutura interna, considerado um exagero à época”, escreveu Ivo Prim em sua mensagem no Facebook. 

Ivo Prim contou que diversas festas e reuniões familiares aconteciam na casa, além disso, recebeu uma visita do ex-presidente Jânio Quadros. A casa também serviu de cenário para cenas do filme “Férias no Sul”, do diretor Reynaldo Paes de Barros, com David Cardoso.

Leia também:
1. “Ciclo encerrado”: proprietária explica motivo para encerrar atividades de tradicional loja de Blumenau
2. Homem afirma ter contraído infecção após receber três injeções em hospital de Blumenau
3. Dupla que negociava arma de calibre restrito dentro de carro é presa em Blumenau

4. El Niño: saiba como fenômeno vai agir em SC nos próximos três meses
5. Rua Arnold Hemmer é liberada provisoriamente em Blumenau


Veja agora mesmo!

Presidente do BEC fala sobre os planos para o time em 2024:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo