Cemitério de Blumenau inaugura ala vertical no Badenfurt

Investimento busca otimizar espaço e respeitar tradições

Um Cemitério Vertical será inaugurado no Badenfurt, na região Norte de Blumenau, neste sábado, 10. O objetivo do Cemitério e Crematório São José é otimizar o espaço respeitando as tradições.

A estrutura foi construída ao lado do cemitério tradicional, que começou a ser revitalizado em 1998. A unidade central do São José já possui o Memorial São Francisco de Assis, também vertical.

A nova ala vertical no bairro Badenfurt, será nomeada Memorial Luiz Carlos Gonçalves, em homenagem ao Gerente de Atendimentos que integrou a equipe do Cemitério e Crematório São José por 14 anos, e que faleceu neste ano em decorrência de complicações da Covid-19.

Tecnologia aliada à tradição

O Cemitério do Badenfurt data do final do século XIX. O Campo Santo originalmente foi dividido em duas partes, cedidas então a Igreja Católica e Igreja Luterana.

Em 1998 a administração do Cemitério e Crematório São José assumiu a área Católica por conta das condições precárias do espaço que necessitavam de revitalização, desde então o atendimento passou a ser inter-religioso.

Após anos trabalhando no recadastramento e pequenas melhorias, foi em 2017 que iniciaram as tratativas com a Comunidade Luterana que culminaram na revitalização completa do Cemitério.

Cemitério São José/Divulgação

De acordo com o São José, a opção oferece custos menores, garantindo que todos possam ter acesso ao serviço. Além disso, todas as tampas que lacram os lóculos de sepultamento na nova estrutura são feitas com material reciclado produzidas em Blumenau.

O espaço conta com uma Estação de Tratamento de Odores, que além de garantir a eficiência e o respeito ao meio ambiente, pretende maximizar a utilização do espaço.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo