Contrato da Furb com Prefeitura de Navegantes é investigado pelo MP-SC

Universidade Regional de Blumenau já terminou o serviço contratado

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) abriu inquérito para investigar possíveis irregularidades cometidas pela Prefeitura de Navegantes, na contratação da Universidade de Blumenau para elaboração da atualização do Plano Diretor da cidade. A prefeitura utilizou dispensa de licitação para assinar o contrato com a Furb.

O caso é tratado na 4ª Promotoria de Justiça de Navegantes, sob a responsabilidade da promotora Roberta Trentini Machado Gonçalves. Em resumo, três pontos que foram alvos de questionamento do Tribunal de Contas do Estado de SC são tratados como possíveis irregularidades: a falta de detalhamento orçamentário no contrato, a ausência de comprovação de preços para os serviços contratados e a contratação não se inserir na finalidade institucional da Furb.

O objetivo do MP-SC é descobrir se houve algum dano ao erário – ou seja, prejuízo ao poder público, e também irregularidades na dispensa de licitação.

O que diz a Furb

Daniel Agostini Neto, diretor do Instituto Furb, que é responsável pela prestação de serviços, conversou com a nossa reportagem. Ele destacou que o serviço já foi concluído e está na fase final para ser entregue ao município de Navegantes.

Sobre o inquérito, ele afirmou ter total conhecimento, mas que a universidade está tranquila e segura quanto à legalidade do contrato. Segundo Neto, o mesmo tipo de serviços prestados para a Prefeitura de Navegantes já foi realizado pela Furb para outras cidades da região.

“Está nos autos construtivos da Furb que ela atua com ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços, que é o que fizemos Navegantes e corriqueiramente para outras cidades do Vale do Itajaí”.

O diretor também respondeu à questão da dispensa de licitação para que a Furb fosse contratada. “A lei de licitações permite a dispensa entre entes da administração pública, como a Furb é uma universidade pública, nos deixa bem tranquilos quanto a este ponto também”.,

Prefeitura de Navegantes

Por meio de nota oficial, a Prefeitura de Navegantes informou estar ciente das investigações e que está colaborando com a promotoria, dando todas as respostas solicitadas. Defendem que não houve irregularidade no processo e que irão se manifestar com mais detalhes após o término do inquérito.


Cônsul da Áustria em Blumenau ensina a preparar um delicioso Hackepeter moderno:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo