Cordão de girassol: identificação para deficiências ocultas é oficializada em Blumenau

Usuários passarão a ter atendimento preferencial na cidade

O uso do cordão de girassol, criado para identificar pessoas com deficiências ocultas, foi sancionado pela Prefeitura de Blumenau. O projeto do vereador Maurício Goll (PSDB) e da vereadora Silmara Miguel (PSD) havia sido aprovado pela Câmara no mês passado.

A faixa de tecido na cor verde estampada com desenhos de girassóis será usada por pessoas cuja deficiência ou condição neurológica não é identificada de maneira imediata por não ser fisicamente evidente. Entre elas o TDAH, autismo e fobias extremas.

A vereadora Silmara Miguel, que subscreveu a proposta, relatou o caso de um jovem autista que estava sentado em um banco preferencial para autistas no ônibus e foi forçado a sair do assento, causando um trauma no menino, que não quis mais retornar à escola. Ela assinalou a importância da medida que vem para facilitar essa identificação.

“O cordão de girassol vem para ajudar não só a pessoa que tem a condição a receber o que necessita, mas também auxilia as pessoas a identificar um indivíduo que precisa de uma assistência especial”, disse.

Mudanças na prática

Ao fazer o uso do cordão de girassol, a pessoa com deficiência oculta estará automaticamente identificada e terá assegurado os direitos e a atenção especial necessária, garantindo assim o seu atendimento prioritário e mais humanizado.

“Não está escrito na testa de quem tem algum desses transtornos, mas o sofrimento consome nossa energia diante das nossas dificuldades”, relatou na tribuna a neuroterapeuta Maria da Paz, que também sofre com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

A proposta aprovada com as emendas ainda prevê que “a administração pública, os estabelecimentos privados e as empresas concessionárias de serviços públicos ficam autorizados, em caráter facultativo, a prestar atendimento preferencial às pessoas com deficiência oculta em uso do cordão de girassol”, entendendo como estabelecimentos privados os supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, bares, lojas em geral e similares.

Leia também:

1. Tiago Santineli e Biquíni Cavadão: confira atrações para curtir o fim de semana em Blumenau e região
2. Bombeiro do Médio Vale cria podcast com histórias emocionantes da região
3. Metrô volta a jogar neste sábado em busca da primeira vitória na Série B do Catarinense
4. Bombeiros detalham princípio de incêndio em creche de Blumenau
5. Praça do bairro Vorstadt recebe investimento de mais de R$ 59 mil para revitalização em Blumenau


Assista agora mesmo!

Risoto de alho-poró com queijo brie: uma experiência irresistível:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo