Covid-19: 79% das mortes de SC são de pessoas que não receberam dose de reforço

Dois Ambulatórios Gerais realizam atendimentos à população neste fim de semana

A Prefeitura de Blumenau, por meio da coordenação do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 recebeu na quinta-feira, 17, a Nota de Alerta nº 005/2022 enviada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) aos municípios de Santa Catarina.

O documento destaca a importância da dose de reforço para ampla proteção contra as formas graves, hospitalizações e mortes por Covid-19, frente à transmissão comunitária da variante Ômicron.

A nota reforça a necessidade de que toda a população esteja com a vacinação contra a Covid-19 em dia, ou seja, com o esquema primário (duas doses ou dose única) e mais a dose de reforço, para obter uma proteção ampliada frente a formas graves da doença.

Segundo dados da DIVE, a mortalidade por Covid-19 entre não vacinados ou que receberam apenas uma dose é 33 vezes maior nos idosos e 19 vezes maior nos adultos em comparação com as pessoas do mesmo grupo com a vacinação completa (esquema primário + dose de reforço).

“A nota de alerta é muito clara quanto ao impacto que a vacinação não realizada ou incompleta causa em relação às hospitalizações. Esse risco é 25 vezes maior em idosos e nove vezes maior em adultos não imunizados do que entre aqueles que receberam a dose de reforço. Por isso seguimos trabalhando para imunizar 100% da população”, afirma a vice-prefeita e coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Maria Regina Soar.

O esquema primário é aquele composto por duas doses das vacinas Sinovac/Butantan, AstraZeneca/Fiocruz e Pfizer com seus respectivos intervalos entre as doses ou a dose única da Janssen.

Já a vacinação completa é considerada aquela composta pelo esquema primário (duas doses ou dose única) mais a dose de reforço (para a população com mais de 18 anos de idade), que deve ser realizada a partir dos quatro meses para quem tomou as duas doses do esquema primário ou dos dois meses para quem tomou a dose única do esquema primário.

79% dos óbitos não receberam dose de reforço

Dados da Dive apontam que, em Santa Catarina, entre 1º de novembro de 2021 e 28 de fevereiro de 2022, foram registrados 1.675 óbitos por Covid-19. Deste total, 1.304 (78%) acometeram idosos com 60 anos ou mais de idade; 357 (21%) foram em adultos de 18 a 59 anos; e 14 (1%) foram em menores de 18 anos de idade.

O levantamento do Estado ainda mostra que, das 1.675 pessoas que vieram a óbito pela doença neste período, 1.329 (79%) não receberam a dose de reforço. Destas, 758 (45%) completaram o esquema primário e 571 (34%) não haviam recebido nenhuma dose ou estavam com o esquema primário incompleto.

Atendimento 

Durante a semana, todas as pessoas acima de 5 anos, que ainda não iniciaram o esquema vacinal contra a Covid-19, devem procurar os Ambulatórios Gerais (AGs) e as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa para receber a primeira dose.

Crianças de 5 a 11 anos que receberam a primeira dose da vacina no Centro de Pediatria da Policlínica, devem retornar ao local, no prazo indicado, para receber a segunda dose.

No sábado, 19, o atendimento acontece nos AGs Velha e Garcia, das 7h às 18h – com distribuição de senhas até 17h. Já no domingo, 20, pacientes com intercorrências médicas poderão buscar assistência no AG Garcia, também das 7h às 18h – com distribuição de senhas até 17h.

A orientação é que os usuários levem sempre o documento oficial em formato físico para facilitar a logística de atendimento. A distribuição de senhas e acolhimento dos pacientes são feitos até uma hora antes do encerramento das atividades, para que os profissionais possam organizar o fluxo e garantir atendimento a todos em tempo hábil.

Vacinação contra a Covid-19 e outras doenças

No sábado, 19, a vacinação contra o coronavírus e outras doenças será feita somente no AG Velha, das 8h às 17h. No domingo, 20, não haverá vacinação nos Ambulatórios Gerais.

A aplicação da segunda dose da vacina infantil, em crianças de 5 a 11 anos que estejam no prazo, ocorre no sábado como no domingo, no Centro de Pediatria da Policlínica Lindolf Bell.

Testagem

Para fazer o teste antígeno para detecção de Covid-19, o paciente precisa apresentar, no mínimo, dois sintomas e ir à unidade de saúde apenas 72h após o início deles. Pessoas sem sintomas (inclusive contatos próximos), pacientes ao fim do isolamento ou interessados em participar de eventos ou para entrada em estabelecimentos não são testados.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo