Em meio a todas situações negativas que desencadeiam da pandemia do novo coronavírus, algumas boas ações acabam sendo destacadas e servem de exemplo. Uma delas foi organizada por moradores do Edifício Punta Carena, no bairro Itoupava Seca. Eles se reuniram e fizeram uma vaquinha, onde cada um doou uma quantia para a compra de alimentos que se transformaram em cestas básicas.
Após ter os donativos comprados, eles levaram para regiões onde existem moradores que passam por dificuldades financeiras e precisam de ajuda para conseguir ter uma alimentação melhor.
Os itens foram levados para duas creches e para Sociedade Casa da Esperança, uma ONG que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e familiar. Segundo os moradores, ao menos 20 famílias receberam as doações.
Para Fabiana Hostins Piske, o pequeno gesto se transformou em algo grandioso ao ver o resultado.
“Fiquei muito feliz em nosso prédio ter aceitado fazer isso, todo mundo abraçou muito a ideia. E ao fazermos as entregas, nos emocionamos muito ao ver a realidade das pessoas e que mesmo sendo pouco, receberam muito bem”, contou.
Ela destacou ainda que a “divulgação” não é para se promover, mas para de alguma forma incentivar outras pessoas a fazerem o bem.
“Gostaríamos muito que essa ideia se espalhasse, pois temos muitos prédios em Blumenau e se cada um contribuir com um pouquinho, essa corrente fica grande. Sabemos que R$ 5 ou R$ 10 sozinhos não são nada, mas juntos somam uma ótima quantia para fazermos o bem a quem precisa mais que a gente”, completou.
Prefeitura arrecada donativos
A Prefeitura de Blumenau está arrecadando doações para famílias de baixa renda na cidade. Os donativos podem ser levados na sede da Pró-Família, que fica na rua Ipiranga, ao lado do Ginásio Galegão e e Parque Ramiro Ruediger.
O pedido é para doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza. Além de pessoalmente, se for em grande quantidade, o doador pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199, que algum veículo da instituição vai buscar na residência. As pessoas que precisam das doações também podem entrar em contato pelo telefone 199.
De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt, as doações são encaminhadas para famílias de baixa renda que estão ou não cadastradas nos programas de desenvolvimento social do município. A doação é realizada pelas assistentes sociais de Blumenau.