Covid-19: número de casos diários cresceu mais de 2.450% em um mês em Blumenau
Em comparação ao início da semana índice quadruplicou
Se no dia 7 de dezembro Blumenau respirava tranquila com 19 novos casos de Covid-19 em 24 horas, um mês depois a realidade é bastante diferente. Nesta quinta-feira, 6, a cidade contabilizou 485 novos casos.
O aumento é de 2.452% em comparação ao mês anterior. Em comparação com o início da semana, quando a cidade registrou 102 casos, o número quadruplicou em apenas quatro dias.
Leia também: Casos de Covid-19 em SC aumentam 560% e governo emite alerta
Desde o início da pandemia já são 70.866 casos confirmados. Destes, 692 não sobreviveram. A boa notícia de 2022 é que nenhum óbito foi registrado até o momento, mas a ocupação nos hospitais segue crescendo.
São 13 blumenauenses em UTI junto de dois pacientes de outra cidade, ocupando 22,7% dos leitos. Já em enfermaria são dez pacientes de Blumenau e quatro de outros municípios, com taxa de ocupação de 7,9%.
O avanço rápido do vírus nos últimos dias levou a prefeitura a cancelar a Sommerfest e reforçar as medidas de enfrentamento à pandemia. Todos os leitos de UTI da cidade serão reestruturados para garantir que estejam ativos e em condições de atender os pacientes em caso de aumento da demanda.
Já a testagem será ampliada para pacientes assintomáticos. A ideia é criar uma amostra para identificar pacientes contaminados, mas que não identificaram indícios de coronavírus. A testagem está prevista para acontecer nos terminais Fonte e Aterro, a partir da próxima semana.
Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 307.347 testes para Covid-19. Nas últimas 24 horas foram processados 1.621 exames. O município contabiliza também 69.079 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento.
Vacinação
Nas últimas 24 horas foram aplicadas 152 vacinas da primeira dose (272.180 vacinados até o momento), 327 da segunda dose ou dose única (262.557 imunizados até o momento), 2.198 da dose de reforço (47.863 imunizados até o momento).
Saiba mais:
– Dose de reforço volta a precisar de agendamento em Blumenau
– Crianças de 5 a 11 anos são incluídas na vacinação
– Primeira vítima de Indaial em 2022 não estava vacinada; prefeito apela: “por favor, vacinem-se”
Atendimento Rápido Covid-19
Os Ambulatórios Gerais (AG) seguem oferecendo atendimento aos casos suspeitos de Covid-19. Os AGs da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h.
Já os AGs Centro e Escola Agrícola, atendem das 7h às 20h durante a semana. Aos sábados, o atendimento acontece nos AGs Velha, Garcia e Itoupava das 7h às 18h. Já aos domingos, o atendimento acontece no AG Itoupava, das 7h às 18h.
As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento para casos suspeitos de Covid-19. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas está no site da Prefeitura. A medida segue orientações do Governo do Estado, para que o serviço faça parte do rol de atendimentos da atenção básica de saúde.