Covid-19: número de casos diários cresceu mais de 2.450% em um mês em Blumenau

Em comparação ao início da semana índice quadruplicou

Covid-19: número de casos diários cresceu mais de 2.450% em um mês em Blumenau

Em comparação ao início da semana índice quadruplicou

Redação

Se no dia 7 de dezembro Blumenau respirava tranquila com 19 novos casos de Covid-19 em 24 horas, um mês depois a realidade é bastante diferente. Nesta quinta-feira, 6, a cidade contabilizou 485 novos casos.

O aumento é de 2.452% em comparação ao mês anterior. Em comparação com o início da semana, quando a cidade registrou 102 casos, o número quadruplicou em apenas quatro dias.

Leia também: Casos de Covid-19 em SC aumentam 560% e governo emite alerta

Desde o início da pandemia já são 70.866 casos confirmados. Destes, 692 não sobreviveram. A boa notícia de 2022 é que nenhum óbito foi registrado até o momento, mas a ocupação nos hospitais segue crescendo.

São 13 blumenauenses em UTI junto de dois pacientes de outra cidade, ocupando 22,7% dos leitos. Já em enfermaria são dez pacientes de Blumenau e quatro de outros municípios, com taxa de ocupação de 7,9%.

O avanço rápido do vírus nos últimos dias levou a prefeitura a cancelar a Sommerfest e reforçar as medidas de enfrentamento à pandemia. Todos os leitos de UTI da cidade serão reestruturados para garantir que estejam ativos e em condições de atender os pacientes em caso de aumento da demanda.

Já a testagem será ampliada para pacientes assintomáticos. A ideia é criar uma amostra para identificar pacientes contaminados, mas que não identificaram indícios de coronavírus. A testagem está prevista para acontecer nos terminais Fonte e Aterro, a partir da próxima semana.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 307.347 testes para Covid-19. Nas últimas 24 horas foram processados 1.621 exames. O município contabiliza também 69.079 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento.

Vacinação

Nas últimas 24 horas foram aplicadas 152 vacinas da primeira dose (272.180 vacinados até o momento), 327 da segunda dose ou dose única (262.557 imunizados até o momento), 2.198 da dose de reforço (47.863 imunizados até o momento).

Saiba mais:
Dose de reforço volta a precisar de agendamento em Blumenau
– Crianças de 5 a 11 anos são incluídas na vacinação
Primeira vítima de Indaial em 2022 não estava vacinada; prefeito apela: “por favor, vacinem-se”

Atendimento Rápido Covid-19

Os Ambulatórios Gerais (AG) seguem oferecendo atendimento aos casos suspeitos de Covid-19. Os AGs da Velha, Garcia, Itoupava e Fortaleza (anexo ao HU da Furb), atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h.

Já os AGs Centro e Escola Agrícola, atendem das 7h às 20h durante a semana. Aos sábados, o atendimento acontece nos AGs Velha, Garcia e Itoupava das 7h às 18h. Já aos domingos, o atendimento acontece no AG Itoupava, das 7h às 18h.

As unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) também oferecem atendimento para casos suspeitos de Covid-19. O endereço e horário de atendimento das unidades habilitadas está no site da Prefeitura. A medida segue orientações do Governo do Estado, para que o serviço faça parte do rol de atendimentos da atenção básica de saúde.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo